Blogger Template by Blogcrowds.

A " Verdadeira" história do Caboclo D’água

Belo destaque no stand da Casa da Cultura foi “A Verdadeira História do Caboclo D’Água” contada pelo Sr. Antônio Felipe Rezende. Aqui em Barra Longa não existe uma só pessoa que nunca ouviu esta lenda.



"Certo dia, quando eu era pequeno, na beira do rio Carmo, lá pelas bandas da fazenda do meu pai, e em companhia dele, eu vi uma coisa pequena descendo rio abaixo, bem rapidinho, acompanhando a correnteza das águas. Aí, perguntei ao meu pai:
- Pai, o que é aquilo?
Ele respondeu:
- É o dedo do Caboclo D’água.
- Como assim? Indaguei.
Ele me explicou:
- O Caboclo D’água desce o rio mergulhado, pra ninguém ver ele, deixando só o dedo de fora d’água.
Deste dia em diante o Caboclo D’água não me deu mais sossego... Com o passar do tempo ele foi se acostumando comigo, tomando confiança. Foi se mostrando aos poucos e hoje posso dizer que somos meio amigos. Amizade esquisita, mas é amizade. Vive me espreitando por aí a fora, me fazendo passar um aperto danado. Vira e mexe aparece, ora bravo, ora bonzinho. Está sempre por perto. Mas não tem ocasião certa pra aparecer.
Aparentemente ele é meio estranho. Uma mistura de gente com assombração. Não dá pra definir ao certo como ele é de verdade. Nem a cor. Parece uma cor de “burro fugido”. É grande, meio magro, muito desengonçado. Possui humor duvidoso.
Tem gente que não acredita que ele existe. E ele se diverte com isto, gosta de me ver passar como mentiroso... Jurou, de pé junto, que nunca iria deixar ninguém ver ele. Só eu. Se alguém disser por ai que também viu o Caboclo D’água pode ter certeza que não é o verdadeiro. Mas tem gente que caçoa dessa história...
Tempos atrás ele tava meio bravo. Veio com um jeito estranho, tentando explicar alguma coisa, mas eu não tava entendendo nada. Ficou nervoso e me atacou. Deu uma mordida na minha perna que demorou dias e dias pra sarar. E como doía esta mordida... Até a dor de mordida do Caboclo D’água é diferente.
Depois deste episódio andou sumido por uns tempos. Foi aí que tive a idéia de treinar um cachorro pra capturar o Caboclo D’água. Tem gente que também não acredita, mas o cachorro ta pronto para executar o serviço tão logo ele dê as caras. Aí sim, depois de capturado, vou poder provar pra toda Barra Longa que o Caboclo D’água existe mesmo. Só assim vou acabar com a minha fama de mentiroso."




Antônio Felipe Rezende

Barra Longa, 06 de setembro de 2009

Caboclo D'água

“O Caboclo D'água é um ser mítico, defensor do Rio São Francisco, que assombra os pescadores e navegantes, chegando mesmo a virar e afundar embarcações. Para esconjurá-lo, os marujos do São Francisco fazem esculpir, à proa de seus barcos, figuras assustadoras chamadas carrancas. Outros lançam fumo nas águas para acalmá-lo. Também são cravadas facas no fundo de canoas, por haver a crença de que o aço afugenta manifestações de seres sobrenaturais.”

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Do Rio São Francisco para o Rio do Carmo...

Quem conhece Barra Longa conhece também a história do Caboclo D’água. Ela percorre os quatro cantos da cidade. Aliás, até já ultrapassou os limites das fronteiras. O jornal O Espeto, de Mariana, em várias edições, faz menção ao Caboclo D’água, dando notícias de seus ataques e sugestões para a sua captura, além de destinar o prêmio de R$10.000,00 (dez mil reais) por foto do Caboclo D’Água.

Há várias pessoas envolvidas nesta questão.

Para Conferir Clique aqui!



Bem que o Caboclo D’água poderia ser o guardião do Rio do Carmo...

Ele necessita de proteção... Recuperá-lo, conservá-lo e preservá-lo pela revitalização e renaturalização de seu curso d' água são atitudes que merecem atenção e urgência.


Se você também preocupa-se com a questão ambiental CLIQUE AQUI




94 comentários:

O Caboclo D'água barralonguense já era famoso, mas agora que caiu na net, ninguém segura!

Parabéns, Antônio Felipe

26 setembro, 2009  

Estive aí no dia da festa e ví o caboclo d'água. Neste dia parecia que ele estava bem humorado. Até tirei foto dele.
Barra Longa, parabéns pelo evento! Estava tudo muito lindo.

26 setembro, 2009  

Que medo!

28 setembro, 2009  

Hahaha. Vou pra beira do rio agorinha garantir minha grana.


Felipe Caldas

02 outubro, 2009  

Vou mandar minha foto com a sogra. Sera que vale?

02 outubro, 2009  

Por 10 mil tiro foto do saci perere, papai noel, coelhinho da pascoa e ate de politico honesto.

02 outubro, 2009  

Boa !

02 outubro, 2009  

Quem suja o rio merece ser denunciado mesmo.

Ibama neles:
http://www.ibama.gov.br/institucional/ibama-nos-estados/

02 outubro, 2009  

ISSO É SER RACIONAL?

O homem é o único animal que cospe(suja)na agua que bebe!
O homem é o único animal que derruba a arvore que lhe dá o fruto!
O homem é o único animal que mata para não se alimentar!
O homem é o único animal que consegue destruir sua própria raça.
O homem é o único animal que destroi o seu próprio habitat.

Isso é ser racional??? pense.

Só mudei alguma coisinha..

Acho que quando Benedito Rui Barbosa escreveu estas frases ele estava pensando isso: Isso sim é ser animal selvagem.

02 outubro, 2009  

Ê seu Antônio... Já paguei muito benefício pra esse aí...

02 outubro, 2009  

Essa foto tá no papo. Digo: tá na rede!

Esse premio será meu!

Luiz Mauro - Mariana

03 outubro, 2009  

Vi no espeto a aposta. Será que é verdade? Sei que o este blog só tá divulgando, mas vocês teriam como confirmar essa parada?

Hamilton - Ponte Nova

03 outubro, 2009  

Isso mermo. Tá valendo essa aposta?

03 outubro, 2009  

O ESPETO:

DEZ MIL REAIS POR FOTO DO CABLOCO D´ÁGUA

O jornal O ESPETO está formando uma comissão para avaliar as fotos e estudar o caso do Cabloco Dágua. Fazemos um convite público as pessoas abaixo para se juntar a essa comissão. Esperamos que eles aceitem serem juízes da foto do Cabloco Dágua e desvendarem esse mistério.

oespeto@gmail.com.

03 outubro, 2009  

MUITO LEGAL ESSA FOTO DE BARRA LONGA. GOSTARIA DE VER MAIS FOTOS DA CIDADE NO BLOG.


GETÚLIO

03 outubro, 2009  

Adorei a aposta. Quem me dera pescar um. O blog ficou Show de bola.

Fabiano

04 outubro, 2009  

Uai.

Vambora pra beira do rio gente.

10 mil, facim assim.

Marcelo Junqueira

04 outubro, 2009  

Quero também pesca esse cabloco.
E de quebra ainda levo 10 mil pra casa.
Muito bom esse causo de pescador.

04 outubro, 2009  

Meu tio me contou uma vez esse caso. Vou falar com ele da recompensa.

Yuri - Ouro Preto

Barra Longa
saudades de todos.

05 outubro, 2009  

Essa foto vale 10 mil?

http://4.bp.blogspot.com/_tYG2h9Wya_I/R3P13AFSLnI/AAAAAAAABU0/Vta9xR3BHmE/s320/0,9310,590087_3,00.gif

05 outubro, 2009  

Esse seu Antônio é uma figura folclórica de Barralonga.

05 outubro, 2009  

O Caboclo d’Água de Guimarães Rosa


No lombo de pedra da cachoeira clara
as águas se ensaboam
antes de saltar.

E lá embaixo, piratingas, pacus e dourados
dão pulos de prata, de ouro e de cobre,
querendo voltar, com medo do poço
da quarta volta do rio,
largo, tranqüilo, tão chato e brilhante,
deitado a meio bote como uma boipeva branca.

Na água parada,
entre as moitas de sarãs e canaranas,
o puraquê tem pensamentos de dois mil volts.
À sombra dos mangues,
que despetalam placas vermelhas,
dois botos zarpam, resfolengando,
com quatro jorros,
a todo vapor.

E os jacarés cumpridos, de olhos esbugalhados,
soltam latidos , e vão fugindo,
estabanados, às rabanadas, espadanando,
porque do fundo do grande remanso, onde ninguém acha o fundo,
vem um rugido , vem um gemido,
tão rouco e feio, que as ariranhas
pegam no choro, como meninos.

O canoeiro que vem no remo, desprevenido,
ouve o gemido e fica a tremer.

É o caboclo d’água,
todo peludo, todo oleoso,
que vem subindo lá das profundas,
e a mão enorme, preta e palmada,
de garras longas,
pega o rebordo da canoinha
quase a virar.

E o canoeiro, de facão pronto,
fica parado, rezando baixo,
sempre a tremer.

Crescendo d’água, lá vem a máscara,
negra e medonha,
de um gorila de olhar humano,
o Caboclo d’água
ameaçador.

E o canoeiro já não tem medo,
porque o Caboclo o olhou de frente,
todo molhado,
com olhos tristonhos, rosto choroso,
quase falando, quase perguntando
pela ingrata Iara,
que, já faz tempo, se foi embora,
que há tantos anos o abandonou...

07 outubro, 2009  

Tirei a foto da mao dele....

http://2.bp.blogspot.com/_HvKF1PVEumU/Spm2SLRuBzI/AAAAAAAAALc/EseD0avuxUY/S240/DSC02519.JPG


Rodrigo

07 outubro, 2009  

Que meda! (2)

07 outubro, 2009  

Ao anônimo de "Guimarães Rosa"

Adoramos a sua participação. Muito bacana. Continue contribuindo com o nosso blog.

07 outubro, 2009  

Uma foto do cabloco da agua garantiria uma boa graninha pro fim de ano. pena que moro perto desse rio. ia montar vigilia ate conseguir a tal foto.



Humberto de Nova Ponte.

08 outubro, 2009  

Prezados vizinhos barralonguenses, nós riodocenses, envolvidos no projeto do "Caminho de São José", aguardamos maior participação e envolvimento de todos vocês. Essa é mais uma forma de nos mantermos unidos na busca pelo desenvolvimento do turismo sustentável de nossas cidades. Vamos ajudar na divulgação de mais esse evento que se torna parte do calendário festivo de nossas cidades. Grande abraço dos riodocenses.

22 janeiro, 2010  

É isso mesmo , vamos ajudar na divulgação do ´"Caminho de São José". Um povo sem história é um povo sem cultura.Valorizar nossas cidades é essencial para que se traga o desenvolvimento. Hoje Rio Doce já se mobiliza nesse sentido, aguardamos pelos barralonguenses para que nossas cidades se tornem referência no turismo ambiental em nossa região

03 março, 2010  

Olha pessoal eu nunca vi o caboclo nao mas ja ouvi falar dele e sei quem ja viu esse tal Andrea de Maria Pedra ela diz que ja viu o moço la no rio

23 junho, 2011  

Barra Longa no Jornal nacional!!!!!!

25 junho, 2011  

EU TAMBÉM TENHO MEDO DO CABLOCO...AINDA MAIS AGORA Q ELE FICOU FAMOSO!!!!

25 junho, 2011  

Acabei de assistir na Tv Globo a reportagem do Cabloco Dagua. Digito no google e acho essa materia maravilhosa!!!!

25 junho, 2011  

Eta povo... Tudo pra ver Barra Longa na midia. O que deve ter de gente ai com medo desse danadinho...

25 junho, 2011  

Garanto que a assombração estará em nossas maos ainda nesta semana

25 junho, 2011  

kkkkkkkkk e barra longa ficou famosaa.

25 junho, 2011  

Minha mãe é filha de Barra Longa, mora na fazenda do Gago. Ao ler essa noticia as lembranças tomaram conta e a saudade bateu de força gostosa. Queriamos ver barra Longa na midia pelo povo maravilhoso que tem.
Abraços da familia Xavier ao povo de Barra Longa.

25 junho, 2011  

eu naum acredito acho ki isso naum passa de uma converssa

25 junho, 2011  

caboclo dagua é uma criatura endemica,só ocorre
em barra longa

25 junho, 2011  

Ai
eu to com medo
meu primo jura ter visto uma coisa estranha num rio perto da casa dele a noite,jogando agua pra cima!!!
jesus q nos proteja!!!!

25 junho, 2011  

Muito sinistro! Assustador mesmo. Missão para os caçadores de mito na cidade de Barra Longa, credo!

25 junho, 2011  

existe o et de varginha , agora tem o caboclo da barra , sinistro..............

25 junho, 2011  

Quero ver quem vai ter coragem de ficar esperando na beira do rio...

25 junho, 2011  

qredo gente que bicho feio e ess dai credo.

25 junho, 2011  

SE EXISTE MESMO EU GOSTARIA DE TER ESSAS EVIDÊNCIAS, POIS 10 MIL É UMA GRANINHA BOA.

25 junho, 2011  

Eu acho que estas pessoas estão querendo aparecer , porque se realmente existisse tal coisa , com serteza as autoridades local já teriam tomado tal providência cabíveis. Por tanto acho que isso São pessoas querendo aparecer na mídia. Ou drogados tendo alucinaçoes !

25 junho, 2011  

"Existem mais coisas entre o céu ea terra do que sonha a nossa vã filosofia."

Pode ser market, pode ser uma peça, uma mutação genetica como aquela que as crianças mataram na caverna. Quem sabe? Mais se eu morrasse em Mariana só andaria com uma maquina fotografica por via das duvidas.

25 junho, 2011  

existe muito misterio nesse mundo nao sei falar se e verdade pois eu nunca vi mas nem por isso eu deixo de acreditar fica aki minha resposta para essa reportagem!!!

25 junho, 2011  

Tô até com medo de voltar pra casa a noite!!! Será q esse cabloco dagua chega até Alvinópolis? Se bem q com a poluicao q esta nosso rio ( Rio do Peixe- Alvinopolis-mG), duvido q ele queira vir aqui...rs

25 junho, 2011  

10 mil.....hummm..vou pra barralonga já/

26 junho, 2011  

Eu tenho dó desse povo bobo.

26 junho, 2011  

Qualquer dia desse o cabloco vai participar do BBB

26 junho, 2011  

EH BARRA LONGA NA FITA VÉI

26 junho, 2011  

EH BARRA LONGA NA FITA VÉI

26 junho, 2011  

Será que Barra Longa será a Nova Varginha?

26 junho, 2011  

EU VI!

26 junho, 2011  

Terra estranha... com gente esquisita.

26 junho, 2011  

CADA UM ACREDITA NO Q QUISER...O POVO DE BLONGA ESCOLHEU ESSE MITO.DEIXA PRA LÁ E VAMOS CURTIR A FAMA DA CIDADE. NEM Q SEJA POR 20 MINUTOS

26 junho, 2011  

essa reportagem do Jn e band foram pagas, é claro. mas q mal tem?

26 junho, 2011  

EI CASA DA CULTURA. HA 2 ANOS VCS PUBLICAR, ESSA REPORTAGEM DO CABLOCO DAGUA. AGORA ELE TA FAMOSO. REPUBLIQUEM. COLOQUE O VIDEO DA GLOBO, OU OUTRO. SEI LA. APROVEITREM, POIS VCS CANTARAM E PEDRA PRIMEIRO. SABEIA Q QUANDO DIGITAMOS CABLOCO DAGUA BARRA LONGA NO GOOGLE, APARECE PRIMEIRO ESSA REPOERTAGEM. APOSTO Q TA TENDO MUITOS ACESSO...

26 junho, 2011  

os mutantes estão voltando, tonem cuidado os finais dos tempos esta chegando,o cabloco da agua vai te pegar.

26 junho, 2011  

Vi ontem no Jornal nacional..o Chico Pinheiro até zuou...kkkkk

26 junho, 2011  

MUTANTES...KKKK

26 junho, 2011  

Será o Cabloco Dágua um ET?




Mistééééérios!!!!

26 junho, 2011  

é o bicho
é o bicho
Vou te devorar
Caboclinho eu sou...

26 junho, 2011  

Seja ele mentira ou verdade, a questão é q barra longa ficou famosa ontem.

26 junho, 2011  

NÃO PASSO NEM PERTO DAÍ.

26 junho, 2011  

Será o Aquaman?

26 junho, 2011  

Ah gente, deixa de besteira...essa coisa nao existe. Nao mais....rs

26 junho, 2011  

MEDA!!!!

26 junho, 2011  

Barralonga no noticiário. Sucesssssssoooooooooo

26 junho, 2011  

Eu não acretido no cabloco Dágua.

















Ele é muito mentiroso!





lol

26 junho, 2011  

Não desacredito completamente as pessoas aumenta mas não inventam

26 junho, 2011  

Existem coisas que nem podemos explicar!!! Alguém aqui acredita em espíritos? Vi espírito por 6 anos!
Acredito em ET sim e que eles vêm para o nosso planeta...mas a pergunta é: Eles vêm fazer o que? Estão estudando como a raça humana vive para depois nos exterminar....será?! heheheheehe
Dá medo só de pensar hehehehee
Acredito sim!
Um abraço.

26 junho, 2011  

SE CORRER O BICHO PEGA


SE FICAR O BIXO COME


E SE ESCONDER PASSA NA TV

26 junho, 2011  

Que tanto de gente mobilizada para NADA!

26 junho, 2011  

Ae galera.

Para quem não assistiu ontem no Jornal Nacional ta aqui o link para ver a reportagem na integra.

Moderadoras da casa da cultura, podem publicar pois não é spam/virus.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/06/cacada-animal-misterioso-movimenta-cidade-no-interior-de-mg.html

26 junho, 2011  

O povo acredita em cada coisa.

Acredito em DEUS e só.

26 junho, 2011  

Conterraneos, ontem pela primeira vez vi barra longa ser citada na tv em rede nacional..por causa dessa estoria do cabloco. nao importa,mas pelo menos apareceu. vamos divulgar.

26 junho, 2011  

Esses barralonguenses, envergonhando o povo mineiro desde 1900

26 junho, 2011  

Eu naun acredito nisso, mas meu primo jura de pe junto q ja viu.

26 junho, 2011  

Não só acredito, como já vi ET's.

26 junho, 2011  

"Pra mim só pode ser real..."

26 junho, 2011  

asheuashasheuashasheuashasheua shasheuashasheuashasheuashashe uashasheuash... aiai... só pode ser piada.

26 junho, 2011  

Quem dá crédito a louco tambem é louco.

26 junho, 2011  

Seja qual for o meio de comunicação, é bom que fiquem a par do assunto. Seja baboseira ou não, eles tem as condições de investigar e certamente irão até o fim.

Aguardemos e veremos se tudo isto é jogada. Lamentavelmente temos a tendência do pré julgamento e criticamos aqueles que correm atrás da verdade.

26 junho, 2011  

Acho que já chegou a hora dos crédulos deixarem de entrar no delirio dos outros!

26 junho, 2011  

Seja qual for o meio de comunicação, é bom que fiquem a par do assunto. Seja baboseira ou não, eles tem as condições de investigar e certamente irão até o fim.

Aguardemos e veremos se tudo isto é jogada. Lamentavelmente temos a tendência do pré julgamento e criticamos aqueles que correm atrás da verdade.

26 junho, 2011  

É admirável tamanha imaginação!

26 junho, 2011  

Pois. Se pelo menos fosse engraçado. É apenas bobo.

26 junho, 2011  

O pior é que tem gente que acredita.KKKKK

26 junho, 2011  

E o coisa ruim ta famoso msmo,tem ate comu dele,raxei d rir aki neta comu
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115804144

28 junho, 2011  

Nosso querido planeta está sendo severamente ameaçado por um ser
terrívelmente cruel.Até quando
ele irá suportar?Obs.: Deixem o Caboclo D´Água Fora disso,nossa Terra está ameaçada por nós mesmos!

08 agosto, 2011  

Caro anônimo que postou comentário em 17/09, queira, por gentileza, encaminha-lo via e-mail da Casa da Cultura para discutirmos um único detalhe contido em seu comentário.
Abraços

18 setembro, 2011  

GOSTEI DE QUE O POVO LA DE FORA ESTA BUSCANDO O CONHECIMENTO PARA SABER DE FATO O QUE SE PASSA PELA CIDADE DE BARRA LONGA, COM ISTO A CIDADE VAI GANHANDO MAIS PRESTIGIO E A CULTURA DE BARRA LONGA VAI SE ESTENDENDO A GRANDES POVOS, COM ESTE FATO OCORRIDO DO CABLOCO D'AGUA É A CIDADE E A POPULAÇÃO QUEM GANHA COM O TURISMO BASTA O PREFEITO DA CIDADE INVESTIR NESTE CAMINHO ,PORQUE BARRA LONGA É UMA CIDADE PACATA E MUITO CALMA, VAI ATRAIR MAIS VISITANTES QUERENDO SABER DO CABLOCO D'AGUA. SOU DE PONTE NOVA E GOSTEI MUITO DESTA INICIATIVA DO PREFEITO DE SE CONTRUIR AS ESTATUAS DO CABLOCO D'AGUA........

30 setembro, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início