Blogger Template by Blogcrowds.


A Cavalgada é tão antiga quanto a nossa história. Este costume tem sua origem na época do Brasil Colônia quando tropeiros adentravam nossos sertões levando gado e transportando mercadorias.

A prática da cavalgada é muito comum em muitas partes do território brasileiro e são realizadas por motivos diversos como religiosos, cívicos, culturais ou apenas por diversão. Há eventos onde acontecem desfiles e premiações em várias categorias.

Em Barra Longa as cavalgadas também acontecem periodicamente e atraem, além de muitos cavaleiros, um bom público.

Fotos: José Wilson Rezende

Lembre-se: Clique nas fotos para melhor visualização !





Associação Cavaleiros da Cultura
Uma Cavalgada muito interessante é a da Associação Cavaleiros da Cultura, sediada em Rio Novo/MG. É formada por um grupo sem fins lucrativos, criada em 2008, e representa a realização de um sonho: cavalgar levando cultura e incentivando a leitura pelos quatro cantos do país. A história teve início com um grupo de amigos que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas.

Em Junho de 2009 os Cavaleiros da Cultura saíram do Museu de Arte Moderna de Niterói, uma obra de Niemeyer,
com 57 mil livros na bagagem. Em 22 dias, o grupo percorreu 650 km doando os exemplares a 25 bibliotecas e escolas dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fonte: http://cavaleirosdacultura.org.br/









Dia do Amigo - 20 de Julho


Amigo é coisa para se guardar, do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração, ensina Milton Nascimento.

Existem muitas definições para a amizade. Segundo o Dicionário Aurélio, amizade é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.

Estas duas definições, se não são definitivas, dão uma boa idéia do que seja a amizade. Amigos são importantes na vida de qualquer pessoa. São eles que riem conosco na alegria e nos consolam na tristeza. Elogiam nossos acertos e não têm medo de criticar nossos erros. O bom amigo está ao nosso lado não na hora boa ou ruim, mas na hora certa. São pessoas a quem queremos muito bem e com as quais esperamos dividir muitos momentos na vida. E sempre foi assim, amigos sempre fizeram a diferença na vida do ser humano.

Mas, se a amizade é tão velha quanto a humanidade, a origem do Dia do Amigo é recente e controversa. Uma das versões mais propagadas diz que um argentino, chamado Enrique Febbaro, foi seu criador. Na década de 60 o mundo vivia o auge da corrida espacial e Enrique viu nessa empreitada um esforço do ser humano para estabelecer relações para além do planeta. Em 20 de julho de 1969, com a chegada do homem à Lua, o argentino decidiu usar esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo.



A amizade é um amor que nunca morre.
(Mário Quintana)


Fonte: Porto WEB

A 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), programada para 2010, tem como tema “Patrimônio Cultural e Cidadania”.

Vários eventos culturais e ações de preservação do patrimônio acontecerão simultaneamente nas mais diversas regiões do Estado de Minas Gerais durante todo o mês de setembro.

Excelente resultado foi constatado na primeira edição deste evento, realizado em 2009, quando cerca de 1.500 ações de preservação ocorreram em quase todo o estado de Minas Gerais.

Serão desenvolvidas diferentes modalidades de ação, como apresentações culturais, exposições, cursos e oficinas, seminários, visitas guiadas, festivais, feiras e publicações, destinadas a públicos e faixas etárias diferenciadas, todas elas relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural de cada cidade ou região.

Um aspecto muito importante é que os municípios inscritos na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, e que comprovarem a realização das ações propostas, terão direito à pontuação estabelecida para essa ação no âmbito do ICMS Patrimônio Cultural.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Barra Longa fez a inscrição e obteve aprovação das propostas apresentadas.




Proteger o patrimônio histórico é dever de todo cidadão. Os barralonguenses devem mudar o olhar e a postura em relação a estes bens patrimoniais que lhes pertencem.


A Casa da Cultura apoia a ASASJ


A ASASJ (Associação Cultural-Comunitária dos Amigos de São José de Barra Longa-MG), recentemente fundada, persistindo no objetivo de angariar recursos financeiros para a revitalização da Matriz de São José colocou à venda um CD contendo inúmeras fotos referentes ao Arraiá de São José.

Este CD contém fotos da Quadrilha, Missa Sertaneja e Minas em Serenata.

Os interessados deverão fazer a reserva na secretaria da paróquia.





A visitante Elizangela fez uma reivindicação no nosso blog.

Gostamos da idéia... Não encontramos “camisas amarelinhas” como ela sugeriu.

Mas teremos:

Uma linda Bandeira do Brasil (em seda) e sete bolinhas-apito para as primeiras pessoas que comparecerem à Casa da Cultura amanhã, dia 02 de junho, de 09:00 às 11:00 horas e entregar, por escrito em qualquer papel e forma não padronizados, as respostas para as seguintes perguntas:

1. A primeira mascote em Mundial da Fifa surgiu em 1966. Qual era o seu nome?

2. Até qual ano tem espaço na base do troféu da Copa do Mundo para
gravar o nome dos campeões?

3. Que nome recebeu a bola da copa 2010?


PRÊMIO EXTRA

Elizangela, você está vendo este boné na foto? Ele é seu. É um
presente da Casa da Cultura.

Venha buscá-lo. Obrigada pela sugestão!

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial