Blogger Template by Blogcrowds.


Trabalho voluntário: solidariedade

Projeto Cuidando da Gente
(Universidade Federal de Alfenas)
Trabalho voluntário desenvolvido em hospital
"Quem ajuda a sorrir, ajuda a viver"


Apenas quem faz um trabalho voluntário sabe a importância do mesmo e sabe o quanto ganha com isto. Não importa onde seja, nos hospitais, asilos, creches, penitenciárias, escolas, igrejas, nos momentos das grandes catástrofes... (como vimos nos últimos dias). Duradouros ou temporários, todos os dias ou de vez em quando também não importa. O que se comprova é que quem se dispõe a ajudar e se coloca a serviço do próximo tem um ganho enorme: esquece os próprios problemas ou certifica-se que o seu problema nem é tão grave assim, evita doenças, principalmente a temida depressão, sente-se útil elevando a auto-estima, além de, penso eu, fica mais próximo de Deus. Antigamente pensava-se que trabalho voluntário era coisa apenas para pessoas aposentadas. Atualmente a participação de jovens em trabalhos voluntários é bem expressiva e está presente em todos os segmentos sociais. É possível conciliar o tempo para usar os talentos (todos temos) em prol de uma causa justa. A solidariedade é uma grande virtude e estar disponível é necessário para colocá-la em prática.

Você participa ou já participou de algum trabalho voluntário?


36 comentários:

Nao participo. Mas gostaria. O que faço as vezes é doar alguma coisa q tenho para quem nao tem.

25 janeiro, 2011  

Ajudo no azilo da minha cidade. Contamos estorias e fazemos teatro para os idosos.

25 janeiro, 2011  

Não!

25 janeiro, 2011  

T6o presisando q me ajudem, vou ajudar os ostro

25 janeiro, 2011  

Que belo exemplo!
No momento tô meio "egoísta"pois estou estudando muiiiiiiiiiiiiiiiito pra passar num concurso publico. Mas dando certo, voltarei a fazer o que fazia antes: Contava histórias e fazia brincadeiras numa creche aqui da minha cidade.

25 janeiro, 2011  

Como diz o ditado: "Quem não vive para servir não serve para viver!"

26 janeiro, 2011  

Hoje não faço, mas participei do C.V.V. - Centro de Valorização da Vida.

27 janeiro, 2011  

sim. Ajudei uma ong de apoio a pacientes transplantados, em seus bazares, etc, hoje, nao atuo diretamente, mas, indiretamente através de prestacao de serviços de atualizacao do site pela minha empresa, e isto, acontece para duas ongs.

27 janeiro, 2011  

Olá, eu trabalhei umas vezes no "Resto du Coeur" na Europa, ou seja: no "restaurante do Coração" agente destribuía comida e bebida quente para os SDF ou seja, os desabrigados... era fera mais muito comovente, eu conheci pessoas maravilhosas e ouvi todo tipo de História de vida que me fascinaram... Foi legal, eu axei isso realmente útil estar nas ruas quando se faz tão frio e que pessoas morrem no anonimato, esquecidas de todos..

27 janeiro, 2011  

Faço sim....
por exemplo no Natal doamos aproximadamente 3.000 brinquedos para as crianças pobres da cidade onde moro.
E sempre que posso ajudo alguma entidade que cuida de crianças.

27 janeiro, 2011  

faço sim
trabalho na obra de pregação das TJ para ajudar outros a encontrar a verdade!!!

27 janeiro, 2011  

Militância política...eu pratico....vcs sabiam que a grande maioria das ongs levam dinheiro do governo ? desta forma eu não sei se este é um serviço voluntário.

27 janeiro, 2011  

Sempre fiz. Já fui voluntária e depois diretora (sem remuneração, claro) em um lar-hospital para crianças com paralisia cerebral e também em organizações de proteção aos animais e meio ambiente.
Atualmente, sou ativista e voluntária do Greenpeace.

27 janeiro, 2011  

Não realizo até agora nunca fiz isso, mas minha irmã quanto estava desempregada ela começou a fazer trabalho voluntário gostaram dela, e a indicaram para fazer um teste para trabalhar lá e conseguiu hoje ela está acima de outras pessoas lá. Bom creio eu que tudo na vida hé uma recompensa. O que vc Planta vc Ceifará.

27 janeiro, 2011  

Fazia...

Atualmente ando trabalhando muito, inclusive nos finais de semana, e não tenho mais tempo. Mesmo assim, planejo fazer um trabalho voluntário no exterior, no Canadá ou na África (já recebi uma proposta pra trabalhar num safari na Africa do Sul). Mas são planos à longo prazo, infelizmente.

Até...

27 janeiro, 2011  

Eu tenho que admitir que agora no momento não estou fazendo nada.

Mas você me deu uma boa idéia

27 janeiro, 2011  

Nunca tive oportunidade de fazer um trabalho voluntario!!

27 janeiro, 2011  

faço trabalhos voluntários no bairro , na igreja , trabalho com crianças ,

27 janeiro, 2011  

sou catequista e membro da pastoral do trabalhador.

27 janeiro, 2011  

Já fiz sim, estive com mais 3 amigos em uma escola do meu bairro com uma profissional dando aulas para gente analfabetas durante 5 anos foi muito gratificante saber que você esta passando o pouco que você sabe para aqueles que querem aprender.

27 janeiro, 2011  

Durante um tempo fiz no Hospital da minha cidade.
Apoiava nas horas de refeição na Enfermaria de Ortopedia-Traumatologia os doentes recem-operados e que nao podiam movimentar seus braços e maos.
Estava presente nessas horas para lhes preparar a sua comida, descascar fruta, dar seu copo de água na boca, etc. Acabava ajudando ainda na sua higiene pessoal antes de eles regressarem á sua cama. Ou se estavam ainda acamados, dava-lhes a comida na boca. Isso me dava mto conforto ao sentir-me útil e dar-lhes um pouco de alegria nessas horas tão más.
Muito gratificante.

27 janeiro, 2011  

Ja ajudei uma creche municipal, onde morava com trabalho voluntário.

27 janeiro, 2011  

Fiz alguns,com gravidas carentes,crianças...mas estou precisando voltar a "ativa".

27 janeiro, 2011  

J fiz alguns... estive no comunidade escola, trabalhei com adolescentes em um abrigo... agora estou trabalhando com crianças na igreja e também estou em um projeto com artes circenses...

27 janeiro, 2011  

Já trabalhei como voluntário em comunidade carentes, ensinando Inglês, Química e Biologia. Gostei muito do que fiz.

27 janeiro, 2011  

TRABALHO EM UM ORFANATO PERTO DE MINHA CASA. OI PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO TRABALHO Q VCS ESTÃO FAZENDO. INFELIZMENTE NÃO SE DIVULGA COMO SE DEVERIA, SEI Q EXISTEM MUITOS JOVENS E ADULTOS PRONTOS A AJUDAR DE CORAÇÃO OUTRAS PESSOAS SÓ NÃO SABEM ONDE COMEÇAR E SIM AINDA EXISTEM MUITAS PESSOAS NESSE MUNDO Q ENCONTRARIAM NESSE TIPO DE TRABALHO UM SENTIDO PARA A VIDA,POR Q O MAIOR TRABALHO Q UM HUMANO COMO SER PODE FAZER É AJUDAR O SEU SEMELHANTE E ASIM A SI MESMO.

27 janeiro, 2011  

sempre tive muita vontade de fazer um trabalho voluntario e não sei onde tem uma istituição que eu possa ajudar seria um imenso prazer poder ajudar a quem precisa e me faria imensamente feliz

27 janeiro, 2011  

Fabiana Aguilar

sim trabalho com evangelização para criança de uma periferia de cg/ms,para q elas cresçam com princípios bíblicos e assim longe de drogas e te toda a violência q as cercam.mas gostaria de fazer mais muito mais.bjss

27 janeiro, 2011  

Gostei muito da matéria a respeito de voluntários. É muito importante que as pessoas encontrem boas ONGs para prestar serviço. Trabalho com o Exército de Salvação e é ótimo trabalhar lá!

Entrem no site deles. exercitodoacoes.org.br


Ju

27 janeiro, 2011  

EU SOU MÃE VOLUNTARIA NA SBA(SOCIEDADE BENIFICIENTE DE ANCHIETA.) QUE CUIDA DE CRIANÇAS ESPECIAIS MEU FILHO É UMA DESSAS CRIANÇAS DESEG A SEX DE8.00 AS 12.00HORAS

27 janeiro, 2011  

Trabalho voluntário não é caridade é exercício da cidania.

28 janeiro, 2011  

Quem pensa que trabalho voluntário é trabalho pesado, de arregaçar as mangas e suar a camisa, está enganado. Qualquer pessoa pode desenvolver alguma atividade onde faça aquilo que gosta de fazer e faz bem. Quem gosta de música e sabe tocar algum instrumento pode se engajar em algum projeto onde seria bom ter um músico, ou pode ensinar alguém a tocar o instrumento que sabe; quem gosta de teatro pode se enturmar com alguém que desenvolva este trabalho ou montar seu próprio grupo; quem domina a informática pode ajudar na inclusão de quem não sabe; quem é bom estudante pode dar aulas particulares; enfim pode-se começar junto a um grupo já existente ou fazer o seu.
Além de serem atividades prazerosas que favorecem um grande bem estar, principalmente os jovens ainda podem complementar o seu currículo vitae visto que as grandes empresas valorizam o trabalho voluntário e isto pode ser um diferencial na hora da entrevista. Pensem nisto, vocês que são jovens, criativos, inteligentes, saudáveis,"antenados"...

28 janeiro, 2011  

FICO ATE SEM GRACA, POIS NAO FACO NADA.

01 fevereiro, 2011  

ei Sandra, essa garota linda com o violão é sua filha, não é? lindo trabalho.

01 fevereiro, 2011  

Olá Sara! "Esta linda garota com o violão na mão" é minha filha sim. Ela e esta turminha aí vão para um hospital todos os sábados para alegrar os pacientes e tentar diminuir o desconforto de uma internação hospitalar.
E você, será que é a Sara que estou pensando... revele-se também.
Beijos

01 fevereiro, 2011  

Que belo trabalho. Eu ajudo como voluntária no recolhimento de animais ( caes e gatos, nas ruas aqui de bh, e cuidamos deles e depois passamos para adocão. Beleza.

02 fevereiro, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial