Blogger Template by Blogcrowds.



Para comentar clique na palavra "comentários" acima ou em "Postar um comentário" logo abaixo do último comentário publicado, se abrir diretamente nesta postagem.



Com o objetivo de despertar na sociedade o interesse na preservação da memória através da transmissão dos valores culturais, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do IEPHA/MG, coordena e organiza a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural que é realizada pelos municípios e diversas instituições culturais do estado de Minas Gerais durante o mês de setembro.

As ações de mobilização, organização e a parte operacional da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural são de responsabilidade do IEPHA utilizando a rede estabelecida pelo ICMS Patrimônio Cultural e outras instituições que também atuam na preservação do patrimônio cultural.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural recebe apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais; do Museu da Pessoa; da Revista de História da Biblioteca Nacional; do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil – Escritório de Belo Horizonte; da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão.

O tema deste ano é
“Quando a minha história conta a história de todos” que permite despertar a reflexão dos municípios e das instituições culturais mineiras sobre o seu papel e a atuação dos diversos agentes responsáveis pela promoção e valorização do patrimônio cultural em suas comunidades. Zeladores, músicos, poetas, congadeiros, sineiros, artífices, contadores de histórias são a alma viva de uma cultura pois, além de agentes de um determinado contexto cultural, eles representam o elo entre gerações que permite o diálogo e a sobrevivência das práticas culturais.

Neste ano, Barra Longa propôs 6 atividades, que são:

No Caminho da Nossa História - 05/09/2011
Modalidade: Curso/Oficina
Descrição: Mobilizar a comunidade através do compartilhamento de histórias sobre a história de Barra Longa desde os primórdios até os dias atuais, como instrumento de resgate da memória local e preservação, tendo como base o levantamento histórico e memorialístico com a comunidade.
Local: Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves Hora: 13h
Endereço: Rua Matias Barbosa, nº 513

Pelas Fazendas de uma Trilha Histórica - 06/09/2011
Modalidade: Visitas Guiadas
Descrição: Despertar na comunidade a participação mais ativa na vida cultural, conhecendo seu processo histórico e auxiliando na preservação da memória.
Local: Fazenda das Corvinas Hora: 07h30
Endereço: Corvinas - Zuna Rural


Desfile Cívico-Cultural – 07/09/2011
Modalidade: Educação Patrimonial
Descrição: Promoção da educação cívica e cidadania a valores éticos na construção da memória e resgatar as tradições históricas nacionais.
Local: Praça Manoel Mól Hora: 09h
Endereço: Praça Manoel Mól

Feitos e Fatos do Padre José Epifânio Gonçalves - 08/09/2011
Modalidade: Educação Patrimonial
Descrição: Contar, ouvir e vivenciar os feitos e fatos do Padre José Epifânio Gonçalves no intuito de mobilizar a comunidade para compreender o papel importante de cada um na preservação da memória local.
Local: Praça Manoel Lino Mól Hora: 14h
Endereço: Praça Manoel Lino Mól

Artesanato: Mãos de Barra Longa - 09/09/2011
Modalidade: Exposição
Descrição: Transmitir conhecimentos sobre as heranças culturais para que a comunidade possa conhecer os processos das manifestações que fazem parte da cultura local.
Local: Praça Manoel Lino Mól Hora: 19h
Endereço: Praça Manoel Lino Mól

Festa do Caboclo D’água – Conhecendo e Vivenciando o Nosso Folclore – 10/09/2011
Modalidade: Festival/Feira
Descrição: Transmitir conhecimento sobre as heranças culturais para que a comunidade possa conhecer, respeitar e estudar os processos comunicacionais dessas manifestações que fazem parte da cultura local: culinária, lendas, costumes, contos e artesanatos.
Local: Praça Manoel Lino Mól Hora: 21h
Endereço: Praça Manoel Lino Mól


A instituição proponente destas atividades é a Prefeitura Municipal de Barra Longa.
Responsável: Rosângela da Cruz Martins – Secretaria Municipal de Cultura
As Instituições associadas são:
Casa da Cultura Dr. Armando Pereira de Souza, Escolas Municipais e Estaduais e ABBA- Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos.

Fonte: http://www.jornada.mg.gov.br

Clique aqui para saber tudo...

Se você quiser saber sobre a participação da sua cidade na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural entre no site acima, vá em "organização", digite o nome da sua cidade e clique em "procurar". Se quiser saber mais, clique na atividade que saberá qual é a modalidade da atividade e como ela será desenvolvida.


Participe... Seja atuante na sua comunidade...



Fotos da participação da Casa da Cultura em outras edições da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural


Barra Longa Eclesiástica



Exposição de Fotos



Casa Mineira




0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial