Blogger Template by Blogcrowds.


Ética em Melodia


Para Pensar...

"Ética é uma palavra que todos conhecem mas poucos sabem sua definição. Ela pode ser entendia como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Por outro lado pode-se dizer que ética pode ser a própria realização de um tipo de comportamento em compasso com os ditames sociais. "


I- Para Ilustrar...
Por sugestão de Rogéria, amiga e colaboradora da Casa da Cultura, decidimos acrescentar algo mais a esta postagem.


Tenho Vergonha de Mim
A parte inicial é de autoria da poetisa Cleide Canton. O último verso é de Rui Barbosa.
Versão declamada por Rolando Boldrin.

Para Visualizar o Vídeo CLIQUE AQUI

Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.
Link

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-Mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o 'eu' feliz a qualquer custo,
buscando a tal 'felicidade'
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos 'floreios' para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre 'contestar',
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir o meu Hino

e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo deste mundo!

'De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto'.


II- Para Ilustrar...
Só de Sacanagem
Texto de Elisa Lucinda

Para Visualizar o Vídeo CLIQUE AQUI

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta a prova?
Por quantas provas terá ela que passar?

Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro.
Do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós,
Pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta a prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e todos os justos que os precederam.
'Não roubarás!',
'Devolva o lápis do coleguinha',
'Esse apontador não é seu, minha filha'.
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará!
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear!
Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!
Dirão: 'Deixe de ser boba!
Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!
E eu vou dizer:
'Não importa! Será esse o meu carnaval!
Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.'
Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: 'É inútil!
Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!'
E eu direi: 'Não admito!
Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!'
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final!

77 comentários:

E fácil e bonito falar e escrever sobre ética, o difícil é sustentar as teorias com atitudes quando essas assumidas revelam que a pessoa se esconde através de um disfarce chamado ética.

11 outubro, 2010  

Afinal, o que é ética?
Ética é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca...

11 outubro, 2010  

Ética é ter a consciência limpa. É poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir bem. É poder olhar nos olhos dos nossos filhos e sentir que eles se orgulham de nós. É ser feliz de verdade.

11 outubro, 2010  

A ética não se sustenta em teorias... Ela se sustenta na prática, em qualquer circunstãncia. Impossível usar a ética como disfarce exatamente porque ela é revelada nos comportamentos diários, que são visíveis.

11 outubro, 2010  

Ser ético não é qualidade. É obrigação!!!!

Clara

11 outubro, 2010  

MENOS DISCURSO E MAIS AÇÃO !!!!!

11 outubro, 2010  

Eu acho o contrário do anônimo que disse que ser ético é obrigação. Acho que a ética é um conjunto de vários fatores na vida de um indivíduo: 1- criação/valores/educação recebidos da família e escola. 2- fruto da investigação e conhecimentos, 3- literalmente do sangue/ dna e 4 - oportunidades( e falta de) na vida.
É muito fácil para uma pessoa que teve tudo isso na vida criticar o outro que nasceu em uma família desestruturada, que na escola só aprendeu a somar e decorar fatos e datas, que teve que lutar pelo sustento com pouca idade, e por pegar 2 conduções para o trabalho todo dia, não teve tempo de ler Platão, Atristóteles, Descartes, Hobbes,entre outros...e que por isso acha que "leva vantagem"quando recebe um troco a mais no supermercado, quando fura uma fila, quando recebe algum tipo de "agrado"de algum politico, etc...Cara, é difícil demais falar. O Brasil tá cheio de gente querendo se dar bem. A qualquer custo. Alguns deles porém, tiveram inúmeras oportunidades de serem pessoas éticas, mas o poder do $ falou mais alto. Ufa!!! Acho que me estendi.

Diego Barros

11 outubro, 2010  

DETESTO GENTE POLITICAMENTE CORRETA.

QUE NUNCA FAZ NADA ERRADO.

QUE TEM MEDO DE TUDO E DE TODOS.

PIOR QUE TEM MEDO DE SER ELE MESMO.

GENTE FRACA.

QUE SÓ OBEDECE.

QUE SÓ SE REPETE.

ÉTICA NÃO É SEGUIR ORDENS,NORMAS E CONCEITOS PRE-ESTABELECIDOS.

É SEGUIR SEUS INSTINTOS E VONTADES.

SEM PREJUDICAR NINGUÉM É CLARO.

ESSE BLOG TÁ VIRANDO DEBATE DE IDEIAS.

LEDA NAGLE QUE SE CUIDE.

HÁ HÁ HÁ

11 outubro, 2010  

Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladrões...

Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...

Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião...

Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...

Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E seqüestros...

Nosso castelo
De cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia
E toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã...

Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração...

Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão...

Vamos festejar a inveja
A intolerância
A incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente
A vida inteira
E agora não tem mais
Direito a nada...

Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção...

Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!...

11 outubro, 2010  

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/etica

Texto muito interessante. Convido a todos para dar uma olhada.

Parabéns a Casa de Cultura por colocar esse assunto em debate.

Tô virando fã.

Agora já é costume eu sempre dar uma passadinha por aqui antes de dormir.

11 outubro, 2010  

Falar de ética é bonito e louvável. Proponho no próximo post q seja falado de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e DEMOCRACIA, pois voces nao publicaram meu comentário q era a música PERFEIÇÃO do Legião Urbana. Caso contrário me recuso a participar comentando neste blog.

11 outubro, 2010  

Muito bonito falar de ética.

Proponho agora falar de LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Por quê meu comentário não foi aceito?

Era a música PERFEIÇÃO do legião Urbana.

Cadê a democracia?

Tá vendo, é assim que o autoritarismo impera. CENSURA!!!!

Meu comentário não ofendia ninguém.

Apenas colocaria as pessoas para pensar.

Mas será que é isso que vocês querem?

Se este e meu outro comentário não foi postado me recuso a comentar de novo aqui.

11 outubro, 2010  

Perfeição
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladrões...

Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...

Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião...

Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...

Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E seqüestros...

Nosso castelo
De cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia
E toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã...

Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração...

Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão...

Vamos festejar a inveja
A intolerância
A incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente
A vida inteira
E agora não tem mais
Direito a nada...

Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção...

Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!...


NÃO TEM NADA DE OFENSIVO. É OBVIO QUE O OBJETIVO DO COMPOSITOR NÃO ERA EXALTAR OS COMPORTAMENTOS E FATOS RUINS DO MUNDO... MUITO PELO CONTRÁRIO. É SÓ PENSAR E ANALISAR QUE DÁ PARA ENTENDER.

FIQUEI MUITO TRISTE POR MEU COMENTÁRIO NÃO "SER ACEITO". DESDE A CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DESDE BLOG EM OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO OFICIAL DA CASA DA CULTURA, SEMPRE PARTICIPEI. SEMPRE MESMO. AGORA, SE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO FOR CEIFADA, NÃO VOU MAIS PARTICIPAR.

11 outubro, 2010  

A MÚSICA PERFEIÇÃO PARA QUEM GOSTA DE PENSAR POR SI MESMO. PARA QUEM NÃO GOSTA DE CENSURA:

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46967/

VAMOS DEBATER GALERA.

ME IMPEDIRAM DE POSTAR A MÚSICA AQUI.

O QUE SERÁ Q VIRA DEPOIS?


OBS:Desde a inauguração da casa da cultura, em que estive presente, SEMPRE postei aqui no blog. Sempre acompanhei. Tô chateado pela MODERAÇÃO do blog não ter colocado a musica aqui.

Acho que não entenderam o que o poeta do nosso tempo quis dizer.


Musica essa q nao esta exaltando as tragedias e/ou os maus comportamentos. Muito pelo contrario.

Música para fazer pensar.

11 outubro, 2010  

Ser ético é ser coerente e responsável com as suas escolhas e fazer o possível para atender as expectativas daqueles que esperam algo de você ou seja, como diz o comentário acima, fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Este raciocínio se torna bem claro quando discutimos sobre ética profissional. De todos os médicos esperamos o mesmo "bom" comportamento, assim como dos magistrados, dos dentistas, dos professores, dos funcionários públicos e principalmente dos políticos. O comportamento ético ou anti-ético de alguém atinge diretamente a vida dos demais

11 outubro, 2010  

Acho que ética vai muito de cada pessoa.

É ético roubar um frango para matar a fome?

É ético roubar algo de muita importância para um filho?

Ocorre que em muitas situações o que é ética em um momento acaba não sendo em outro.

Ética é o conceito que cada um de nós acreditamos que seja a forma certa de se agir em um determinado momento.

Se em nossa cabeça estamos fazendo a coisa certa, aquilo é ética para nós.

11 outubro, 2010  

Muito blá blá blá...

Quero ver na hora H, se todos somos tão éticos assim?

Quem aqui nunca furou uma fila, aceitou um presentinho que não deveria ter aceito, ficou com um troco a mais, mentiu e enganou alguém ?

Quem nunca copiou pela internet o trabalho de outra pessoa, estacionou em vagas de deficientes, furou o sinal vermelho, consumiu produtos dentro do supermercado ?

O HOMEM É O LOBO DO HOMEM.

Disse uma vez Thomas Hobbes.



Anderson

11 outubro, 2010  

Cara, tá pegando fogo isso daqui. Acho que vou dormir.

E sonhar.

Com ética...

(risos).

Abração a todos.

Aos esquentadinhos também.

PS: Também gosto muito da Legião e dessa música.

Tenho N coisas para falar a respeito, mas só amanhã, pois tô com muito sono.

11 outubro, 2010  

> Qual prática comum na vida das pessoas você considera mais condenável?

( ) Atravessar fora da faixa de segurança
( ) Não parar para pedestre na faixa de segurança
( ) Baixar música pirata da internet
( ) Falar ao celular enquanto dirige
( ) Furar fila
( ) Estacionar em vaga de idoso ou deficiente
( ) Andar no acostamento para driblar congestionamento
( ) Não dar lugar para idoso em ônibus
( ) Dar esmola
( ) Não dar esmola


Ah, copiei isso de um site, e nào vou citar a fonte.

Isso é ético?

11 outubro, 2010  

Caro visitante a Casa da Cultura fez a postagem sobre ética exatamente com o propósito de despertar o interesse pela discussão e complementação de idéias. Vocês devem ter observado que os comentários estão muito bacanas. Ocorre que a publicação nem sempre acontece imediatamente após a postagem dos comentários por uma série de fatores.

12 outubro, 2010  

TO AMANDO ISSO DAQUI...


SHOWWWWWWWWWWWWW

12 outubro, 2010  

Falar sobre ética não significa agir com ética.

12 outubro, 2010  

ÉTICA: para mim, é mais emoção do que razão. Agir com ética esta em nós. É pensar nos outros e em si mesmo da mesma forma. É agir com bondade e alegria.

12 outubro, 2010  

Filosofando...
Quando pensamos em ética geralmente confundimos com moral. Analisando a etimologia encontramos: moral vem do latim “mores” que significa costumes e
ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser.
Moral é um conjunto de regras que regulamenta o comportamento do homem em sociedade que se adquire pela educação e pela tradição.
Ética é o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive. É a maneira que o homem deve se comportar no meio social. A ética investiga e explica as normas morais que leva o homem não agir apenas pela educação e pela tradição, mas por convicção e inteligência.
Parece complicado, mas eu acho, apenas para exemplificar, que quem fura fila, quem estaciona em vaga reservada para deficientes e quem usa as poltronas dos ônibus reservada para os idosos tem tais comportamentos ligados à moral, já que esta é um conjunto de regras que regulam nossa vida em sociedade. Agora quem recebe propina e quem carrega dinheiro em cuecas, além de agir contra a moral, não age com ética.

12 outubro, 2010  

A ética tem sido uma palavra muito utilizada ultimamente. Veja bem, utilizada a palavra, mas nem sempre a ação.

O que você entende por ética? Onde está a ética? Quando agimos de forma ética ou anti-ética? O que são atitudes éticas no cotiano?

12 outubro, 2010  

vc se enquadra?


Os furtos de matérias-primas, equipamentos e mercadorias por funcionários

- A sonegação fiscal

- O uso de informações privilegiadas

- Os danos ao meio ambiente (jogar papel, lixo, cigarro e outros objetos do carro, por exemplo)

- Os ataques de hackers

- As extorsões sofridas por empresas em troca das boas graças de autoridades

- A falsificação de medicamentos, de alimentos ou de roupas de griffe (e outros)

- A exploração do trabalho infantil

- A falsificação de documentos

- As “gratificações” para juízes, fiscais e policiais


- A adulteração dos pesos e das medidas dos bens

- Ocupar assentos reservados para idosos e gestantes na presença deles (e fingir que está dormind0)

- Fazer fofoca de pessoas (fala pelas costas)


SEJA SINCERO

12 outubro, 2010  

Estamos chegando lá então. A Moral está diretamente ligada aos costumes, sendo um conjunto de normas que regem o comportamento do homem na vida em sociedade. A Ética está diretamente ligada ao modo de ser do homem, sendo o conjunto de valores que orientam este comportamento. Valeu!!!!!!!!!!!!!!

12 outubro, 2010  

A teoria do mínimo ético.
A Teoria do Mínimo Ético é uma teoria do jusfilósofo alemão Georg Jellinek que afirmava que o direito seria um conjunto mínimo de regras morais obrigatórias para a sobrevivência da moral e, consequentemente, da sociedade.

O direito apenas atuaria como instrumento para o cumprimento destes preceitos morais básicos. Nesta teoria, parte-se fundamentalmente de que nem todos os indivíduos estão dispostos a aceitar todos os preceitos morais básicos à estabilidade social. Portanto, o direito seria como uma ferramenta que teria como função garantir o cumprimento deste mínimo ético necessário, por parte dos indivíduos, para a sobrevivência da sociedade. Assim, figurativamente o direito estaria contido dentro da moral.

Na sua opinião você é contra ou a favor a esta teoria, (por sinal brilhante de Georg JELLINEK).

Obs.: O Direito é um desdobramento da Ética, de acordo com o ilustre filósofo Aristóteles !! (Contra ou A favor)?


Explique com suas palavras o por que da sua opinião!!

12 outubro, 2010  

em que consiste ter uma conduta ética?
Olá pessoal, estou fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade (faço relações públicas), para dar mais conteúdo ao meu trabalho, mas preciso de mais olhares quanto ao assunto ética, por isso peço a ajuda de vocês...

Na sua opnião, em que consiste ter uma conduta ética?


Obrigada! :D

12 outubro, 2010  

Conduta ética:

Consiste em obedecer as leis, não tentar levar vantagem(ilícita) sobre as outras pessoas, colaborar com sua comunidade (doações de sangue, medula, financeira, trabalhos voluntários).

12 outubro, 2010  

Tá animado isso daqui...a galera ta participando...é isso aí gente, boca no trombone (que ditado mais antigo!).

12 outubro, 2010  

Paz

veja como é bom deitar no seu travesseiro a noite e sentir-se leve e solta, sentir-se feliz e orgulhar-se do ser que é , isso se chama consciencia, é exatamente isso ,agir de acordo com ela, não inporta se não é bom para vc ,mas sim por um bem maior
abraços
Val

12 outubro, 2010  

Ser ético é fazer o correto mesmo quando não há ninguém olhando.



Tatiana Maders

12 outubro, 2010  

Temos que sim ter uma conduta pessoal, familiar, profissional, social, politica corretas, pois, nos conduz a um autoconhecimento e bem estar (consciência tranquila)...direitos e deveres reconhecidos...

viva com a verdade e a verdade vos libertará...a verdadeira verdade real...

bom senso na conduta social que busque relações mais justas e mais dignas para todos...

12 outubro, 2010  

Ser ético é ponderar suas ações para o bem comum.
Isso pode envolver obedecer/desobedecer determinadas leis até mesmo deixar de comprar determinado produto.

12 outubro, 2010  

Concordo com a Tatiana!



























"Uma sociedade de carneiros acaba por gerar um governo de lobos".Victor Hugo

12 outubro, 2010  

Uma conduta ética consiste em RESPEITAR, obedecer às normas de um ambiente.
Eu definiria ser ético como:
Ser gentil, atencioso e respeitoso. À tudo e à todos.

12 outubro, 2010  

Vamos acordar! Ética é para o Povão ser controlado

Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo (Povão) e para a sociedade (endinheirados), e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo (Povão) – sociedade (endinheirados).

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo (Povão) no seu grupo social determinado pelo socialista (endinheirado mercantil).

Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa do endinheirado, a ética é teórica destinada ao povão e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade pelo informado (endinheirado),[2] bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns de modo a retornar como lucro ao social (endinheirado). Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente "ética" e "moral" são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.

O conflito é a mãe dos dilemas, e dilemas são a fonte de investimentos e lucro à sociedade (endinheirados). Assim: "ética" e ética alimentam constantemente a existência da "moral". A moral, por sua vez, é uma ferramenta abstrata dos endinheirados.

Ou seja, o conflito entre povão (ética) e povão (ética), é lucrativo ao social (informado ou endinheirado). Sendo a religião e esportes o maior veiculo que gera este conflito lucrativo.

O conflito é uma forma excelente e necessária para produzir lucro/retorno ao investimento do social elite (governantes) e subseqüentemente à sociedade (endinheirados).

12 outubro, 2010  

Ética se aprende ou vem da criação???
No meu curso superior e ate mesmo na pós, tive disciplina de Etica, mas sempre acabavamos discutindo bastante pq sempre tinha alguem querendo se dar melhor do q o outro. E dai sempre me questionei, será q adianta estudar ética sendo q a pessoa nao tem carater algum???

12 outubro, 2010  

A desonestidade vem de berço... Nós mtas vezes reclamamos dos políticos, das grandes empresas, do macro. Mas nos esquecemos q o tamanho da desonestidade é só questão de oportunidade. Desonesto é desonesto em qq lugar. Seja para furar fila e se dar bem às custas de outros, seja para roubar dinheiro público. Para mim, não há desonestidade pequena ou grande, há oportunidade. Estou farta de gente querendo se dar bem, ser esperto, malandro... Temos que começar a mudar com pequenos gestos e exigir que está no poder de seguir os padrões da ética e da honestidade. Se formos permissivos, e acharmos que nepotismo é errado, mas deixar que um amigo no trabalho faça todo serviço sozinho, pq vc não está a fim de trabalhar, continuaremos discutindo um futuro sem futuro!

Pela mudança dos hábitos e pela transparência de nossas ações!

12 outubro, 2010  

Proponho aos moderadores do blog, um tema toda semana. Dos mais variados assuntos. é muito bacana comentar aqui.É bom demais. Tenho vários assuntos que gostaria de ver aqui no blog. Não vou escrever agora, mas enviarei email sugerindo-os.

12 outubro, 2010  

Não tem a ver com o assunto:

Hoje pela manhã postei um comentário aqui. Voltei a tarde e nada.

Aí, depois olhei de novo e já tinham muitos outros comentários e o meu nada.

Agora, ja estava saindo da internet, olhei de novo e o vi.

Por que demora tanto para aparecer.

Meu irmão tem blog e ele me disse que não é online mesmo, que as vezes o dono do blog fica um tempão sem mensagens e depois se depara com muitas, ao mesmo horário.

Mas q na verdade, é um erro do provedor do blog.

O Blog dele é da uol. Esse Blogspot é da Google, etnão não sei se é o caso.

Como é aqui?

12 outubro, 2010  

Oi Giovana!
Gostamos muito da sua proposta. Aguardamos seu e-mail com as suas sugestões.
Abraços!

12 outubro, 2010  

Sugestão:

Acompanho sempre o blog e confesso que nunca o vi tão comentado. com exceção é claro na época da Copa e quando tem alguma festa.

Proponho, que sempre que participarmos, colocarmos de onde conhecemos o blog e desde quando.


Sobre o tema em questão:

É T I C A :

Ético é aquele que não faz aos outros aquilo que não quer que façam para ele, é aquele que diante de um equivoco do outro faz críticas construtivas... que não faz algo errado simplesmente por saber que não sofrerá as consequências... ser ético e refletir antes de falar.
Ser anti-ético é criticar a corrupção e depois pegar algo emprestado sem a intenção de devolver ou condenar o racista da boca pra fora e tratar ou julgar mal pessoas diferentes...é falar em compaixão e não responder "bom dia" aos vizinhos no elevador.
O primeiro passo para mudar e se tornar mais ético é assumir os próprios erros.


Evelin Vieira

Conheci o blog pois tenho um primo que tem um amigo que é de barra Longa. A estória é longa.
Esse primo estava passando uns dias na casa de amigo ( estudaram juntos em Ouro Preto), e ele "ficou" com uma menina de Barra Longa. Quando ele foi embora, ficou com saudades da garota mas não tinha pego nada dela, nem cel, nem nada e além do mais a garota nào tinha orkut nem msn. Esse amigo dele não quis dar o cel dela porque ele era afim da garota. Vou chegar la. Meu primo ficou malzão. Me contou que queria muito falar com a garota.Querendo ajudar, falei q ia tentar achar alguma referencia pela internet. Aí, digitei "barra longa" no google, e encontrei o site da casa da cultura. Sou apaixonada por cultura popular. Amei o site. Hoje, meu primo já tá até com outra garota. Mas eu continuo aqui...(rs). Desde 08/2009

Ah, sou de BH

12 outubro, 2010  

Oi Valderice!
Verifiquei aqui e o penúltimo comentário feito por vc em Ética em Melodia tem registrado o horário de 19h15min de hoje e este último às 20h. A demora pode ocorrer porque nem sempre posso ficar direto no pc para fazer a publicação dos comentários, outras vezes temos problemas na net, etc. Tem gente brava com isto, achando que estamos "censurando" comentários. Mas não é nada disto. Até hoje não detectamos nenhum outro problema de demora referente ao blogspot do Google.
Continue participando. Isto é muito impotante para nós.
Abraços!

12 outubro, 2010  

pra mim ética é ser o que não se é...se falarmos tudo o que pensamos quando queremos muitas pessoas se machucariam, eu definiria ética com uma frase do Mestre Osho ´´Esteja no mundo sem fazer parte dele´´.
De vez em quando machucamos alguém dizendo ou escrevendo o que pensamos, mais pensando bem tem horas que não vale a pena, o silêncio é o melhor remédio de um sábio.
Mais é isso ai, ética é estar no mundo sem fazer parte dele.


Respondendo o que foi proposto pela Evelim:

Conheci o blog da casa da cultura na época da copa do mundo pois tinha uma pessoa no forum que eu comentava q sugeriu q comentássemos aqui no blog sobre a copa.

Desde daí, ele ficou aqui nos meusfavoritos e d evez em quando entro.

nem sempre comento.

nao conheço barra longa.

nem faço a mínima idéia onde fica.

sou de Mogi das Cruzes, sp

12 outubro, 2010  

Ser ético, para mim, é a maneira mais clara de estar bem comigo mesmo e com o meio que me cerca. É claro que o mundo, cada vez mais, nos impõe e nos submete a princípios baixos e antiéticos. É preciso ter a cabeça no lugar, e personalidade forte para ser ético. Com certeza, no fim das contas, vale a pena.

Sou de João Monlevade -MG

Conheçi o blog fuçando na net mesmo. Tem 1 ano +/_

12 outubro, 2010  

Acho que Ética é uma virtude e vem do berço, pois acredito que aprendemos a ser éticos com os nossos pais e depois desenvolvemos essa capacidade. Ocorre que vivemos em um mundo imediatista em que a mídia divulga valores, na maioria das vezes antiético, porque as pessoas estão cada vez mais mercenárias e quem vive de audîencia precisa atender os anseios populares, ainda que estes não sejam éticos.

Mauro Augusto-Ibitirama-ES

Conheço o blog desde 2009. Achei numa lista de blogs sugeridas num site sobre cultura. Também quase não comento, mas acho válido.

12 outubro, 2010  

Etica e a identidade moral de um individuo. é pena que nos ultimos anos parece que se tornou artigo esquecido na pratileira.

laura camargo
manaus - amazonas

Conheci o blog hoje...

Como? google é claro

Mas se o clima aqui for bom assim prometo voltar.

12 outubro, 2010  

Valeu Evelin Vieira!!!!!!!
Já surtiu efeito.
Obrigada e abraços!

12 outubro, 2010  

A Ética curva-se ante as necessidades sociais!!.

A Ética e qualquer preceito desaba ante as necessidades do capital!!

©™Diior_Devil™© Montisolli Cavalcante


Conheço faz tempo...........

12 outubro, 2010  

Sou uma pessoa ética, por isso mesmo muitas vezes me tacham de "fraca"ou "perdedora", pois aparentemente o mundo é de quem passa por cima dos outros sempre visando proveito próprio em detrimento do alheio.

Adriana R
Marechal Cândido Rondon - Paraná


Desde 07/2010
Motivo: Copa do mundo.

Convidada pelo meu noivo que comentou aqui

12 outubro, 2010  

Bem, costume e modo de ser estão interligados então moral e ética andam juntas.O homem, ao ter atitudes individuais que atendam aos seus próprios interesses e ao ter atitudes que atendam ao interesse de uma coletividade deve ser ético e agir de acordo com a moral.
Mas falar é fácil, como dizem alguns. Falar é fácil e bonito, agir é melhor ainda, porque não há segredos, não há mistério... É muito mais simples ser ético. Quem age desta forma vive em paz consigo e com os demais, não se envolve em escândalos nem com a polícia e na família e na profissão se dá melhor.
Eu acho que ser ético É NORMAL.

13 outubro, 2010  

Concordo que ser ético é “normal”, pelo menos deveria ser.
Aqueles que furam fila, usam as poltronas reservadas para idosos em ônibus, usam vagas reservadas para deficientes, jogam lixo no chão e coisas desta natureza, não são antéticos, mas sim MAL-EDUCADOS. Aqueles que recebem propinas, desviam dinheiro público, fazem caixa dois, não cumprem bem as funções de professor ou de outra profissão qualquer (aliás, fazem juramento), assumem funções de médico como se médico fosse, falsificam medicamentos, desviam verbas públicas..... AHHHHHHHHH, estes sim, NÃO TÊM ÉTICA.
Outra coisa, acho que em todo "jeitinho brasileiro" há indícios de antiética.

Fiquei sabendo do blog por um amigo meu que é de Barra Longa.

13 outubro, 2010  

A Ética se aprende desde a família e vai se extendendo ao longo do aprendizado. Porém, só aprender não basta, é preciso que faça parte da Índole de cada um. Só tem ética quem traz de berço!

Conheci o blog pelo yahoo grupos.
Acho q tem uns 5 meses

13 outubro, 2010  

Ética são reflexões de como nós devemos agir.Para ser uma pessoa ética precisamos desenvolver a nossa reflexão crítica.
A ética acaba quando fazemos mal ou prejudicamos uma pessoa.

Isso é o que eu aprendi mas cada pessoa tem sua opinião a respeito disso, é uma questão dificil de discutir.

Bjinhos!


Conheço o blog por minha tia de barralonga.

13 outubro, 2010  

Uma pessoa sem ética é aquela pessoa basicamente q nao tem educaçao, q nao respeita as leis, q nao respeita os outros.

isso q eu entendo por etica.


Betina - Ouro Preto

Conheçi o blog da Casa da Cultura pelo MSN

13 outubro, 2010  

É uma palavra que deveria ser extinta do dicionário da língua portuguesa, pois perdeu o sentido. Ética não existe!

13 outubro, 2010  

Estou adorando.
Conversa de gente inteligente, e por que não dizer, Ética.
Parabéns a todos e parabéns à Casa da Cultura.
Pensar é bom mas refletir é saudável.

Conheci o blog através de uma amiga.

Sou de BH.

13 outubro, 2010  

- Honestidade é aquilo que nunca acreditamos que os outros tenham e os outros, por sua vez, não têm.
- O honesto é um amador que atrapalha fundamentalmente o trabalho dos canalhas, todos profissionais.
- Basta olhar em volta para ver que a honestidade não é coisa natural. Toda pessoa honesta tem um ar extremamente ressentido

13 outubro, 2010  

ser honesto é ser verdadeiro é não trapacear é nunca passar a perna nos outros é devolver o troco na venda se vier a mais, é devolver o celular achado na rua ..é ser sincero...bom tem mta gente ai q se diz honesta e nao é tanto garanto q se vissem 100 reais cairem do bolso de um homem nao correriam pra devolver e sim pra pegar e isso nao é ser honesto

13 outubro, 2010  

Voce já está sentindo vergonha de ser honesto?

De tanto ver crescer as nulidades, relativizar os crimes de corrupção, subornos, favorecimentos ilícitos dos governantes e o aumento da aprovação ao grande mentor do esquema, já lhe passou pela cabeça alguma besteira que voce fez no passado achando que era legal porque era honesto?

13 outubro, 2010  

A ética só não existe para os antiéticos.

13 outubro, 2010  

jamais sentirei vergonha de ser honesto, não me importo se os caras tão fazendo isso ou aquilo e se dando bem, por que isso é ilusorio e pouco duradouro, a verdade sim é para sempre, me arrependo sim das coisas que fiz achando que tava levando vantagem, errei muito, hoje não mais, ensino a meus filhos o caminho absoluto da verdade, e tenho dito, abraços e fica com Deus.


Conheci o site pelo meu filho

13 outubro, 2010  

Eu pago todos meus impostos, mas o que eu ganho com isso... vergonha!
Contribuinte que não sonega, empresa que não tem caixa dois, estão na contra mão da nossa administração pública. Onde iremos parar?!?!?!
Este é um espaço aberto ao desabafo dos "palhaços" que patrocinam os mensalões, os marajás, os anões do orçamento, os banqueiros...ou seja, quem não mete a mão no dinheiro dos outros nesse país e ainda acredita que o trabalho é única fonte de riqueza.

13 outubro, 2010  

Honestidade... Honestidade é uma qualidade, antes de tudo, medida por você mesmo. Optamos pelo caminho, e nós, mais que qualquer um outro, o sabemos. Somos honestos ou não somos... Sou honesto! Sou sim, e estou em paz comigo mesmo. Não me importa se outros, no momento, trilhando o caminho da desonestidade, se julgam no ápice, ou mesmo aparecem assim aos outros. Todos nós sabemos. Isso é passageiro. Talvez a aqueles, o caminho da desonestidade seja tranquilo, fácil de percorrer. mas caminhos assim, sem nos apresentar obstáculos difíceis a cada dia, acabam por nos levar a despenhadeiros altos, definitivos e fatais. Ai daqueles que que se vangloriam do jugo leve... Sabemos o quanto é difícil provar que a honestidade é garantia de bom final. Fazer o que, não é mesmo? Mas o importante é não nos abalarmos e seguirmos o nosso caminho, pulando obstáculos, caindo e levantando, mas seguindo em caminho reto. Eu acredito no ser humano. A tempestade ocorre e passa. A bonança vem em seguida.

13 outubro, 2010  

Vivi parte da minha vida me preocupando em ser honesta e digna, e me tornei até chata cobrando isso das outras pessoas também.
Hoje aprendi que devo ser honesta unicamente e exclusivamente com o meu "EU", isso me fez ter uma enorme paz interior!
Hoje não vivo mais atormentada, pois exemplos bons as pessoas sempre acham e cabe a elas segui-los.

Ana Teresinha

Conheço o blog desde sua criação. Fui apresentada a ele pelo meu filhão

13 outubro, 2010  

Por ser honesto e exigir q sejam comigo sou taxado de chato. As pessoas são tão egoístas que gostam q sejamos corretos com elas, mas elas serem conosco aí é outra estória.

Alysson - Viçosa

13 outubro, 2010  

Grande verdade.

Parabéns pelo artigo.

Olha, o que mais me pergunto atualmente é o que vai ser dos maus, dos falsos, dos opressores, que estão em todo lugar, principalmente nos locais de trabalho?

Até onde irá esta gente que apunhala pelas costas, passa o dia tentando derrubar os outros e parece que obtém êxito.

Por que mentem?

Por que não conhecem a ética?

Até quanto o mundo vai continuar abrigando quem prefere bajular o chefe a trabalhar honestamente... e sobem na vida prejudicando os outros?

Digulin

13 outubro, 2010  

Gente a conversa tá boa mas não se afastem do tema ÉTICA. Estou utilizando as reflexões sobre ética postadas aqui para desenvolver uma pesquisa. Aguardo mais reflexões sobre ÉTICA.

Me deparei com blog através de pesquisas no google- Montes Claros/MG

13 outubro, 2010  

PARA CAROLINE DIAS:

NAO SEI SE VC VIU, MAS FOI POSTADO NESTE MESMO TÓPICO OUTRO TEXTO, AGORA FALANDO DE HONESTIDADE E É SOBRE ISSO Q O POVO TA COMENTANDO.

É ENGANO MEU, MAS VC TA QUERENDO ASSUMIR A POSICAO DE MODERADORA DO BLOG.

PELO Q SEI ELE É MODERADO POR SANDRA E KELLY, COMO CONSTA.

13 outubro, 2010  

Caroline, revi todas as postagens e não encontrei ninguém fugindo do assunto não.

Aliás, encontrei sim, você!

Sabe por quê?

Não li nenhuma reflexão sobre o assunto no seu post, mas somente uma tentativa de "comandar" o rumo de nossa conversa.

Se avie!

13 outubro, 2010  

Depois de tudo que presenciamos nos últimos tempos em nosso país e refletindo sobre tudo que lí nestes comentários, que vieram de brasileiros sensatos, faço minhas as palavras de Elisa Lucinda: "Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar!"
Façam o mesmo!

Aproveito para informar e convidar aos que viram a postagem anterior e já fizeram seus comentários, para que vejam os vídeos postados há pouco.
Grande abraço!

13 outubro, 2010  

Legal o vídeo.

O que vcs acham de outro tema agora?

13 outubro, 2010  

Ética é a reflexão crítica acerca da moralidade, posto ser esta o conjunto dos valores que regulam o comportamento, a conduta, a postura, os posicionamentos de cada indivíduo, instituição, classe social ou grupo, dentro das coletividades.

14 outubro, 2010  

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons".

Martin Luther King

24 outubro, 2010  

Não interessa se os outros agem de maneira desonesta, querendo levar vantagem em tudo. Eu faço as coisas de acordo com a minha consciência, que é bem limpa por sinal.

06 novembro, 2010  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial