A Casa da Cultura tem recebido e-mails muito interessantes contendo notícias, fotos e textos. Repassamos agora esta matéria que julgamos alusiva ao momento político.
A Barralongacultura
barralonga@gmail.com
Todas as matérias que encaminho estão publicadas no "jornalpontofinal.com.br", na página opinião, aliás sempre tentei deixar nas páginas marcas de um filho de Barra Longa.
Antonio Freitas Neto
DESABAFO DO ZÉ
Eu? Quero me apresentar, nascí numa comunidade donde desde cedo, posso lembrar ainda de ouvir os gritos, lá vem ele, e muitos perguntavam, quem? Diziam, é o Zé. Como bom brasileiro, minha educação, desta nada podem falar. Veio através das escolas públicas, dada pelos governos, que pagam mal os professores, não equipam as escolas e não dão a mínima para as condições da educação pública no Brasil. Posso dizer sou um brasileiro que vivo de bicos porque o mercado de trabalho é monopolizado por aqueles da classe média que conseguiram e puderam pagar os colégios particulares, ou por alguns privilegiados que vivem através das indicações, beneficias da politicagem. As indicações para os privilegiados valem mais que muitos títulos de formação. Sou ainda o primeiro a entrar na fila da revista em qualquer blitz da polícia, me sustento com a farofa, prato que posso chamar de especial. Fico tocado quando vejo gente bonita e sarada, como o senhor, entrar em passeatas contra a violência, mas é na minha periferia que a violência canta e dança sem que ninguém se importe. O senhor fala em mais segurança mas se esquece de que sem propostas sérias de educação, emprego e renda para minha gente, a tendência é que o abismo que separa o senhor da realidade do Brasil aumenta a cada dia. Por enquanto, gente da sua gente só sabe em falar de mais leis, que sempre punem os mais pobres, mas que sempre vão livrar a cara de muitos de sua gente que é responsável pela realidade do seu, do meu e do nosso Brasil. Eu? Sou o Zé, não sou ouvido, não sou visto apenas contado nas épocas das eleições e no censo. Não consigo ter o espaço que o senhor tem para seu desabafo. Agora, não tenho mais susto, acostumei com o esquecimento, com as omissões, com os descasos, deixei de ser criança, vivi a juventude, mas ainda sou o Zé, lembrado agora somente de quatro em quatro anos quando o senhor depende de um voto. Mas saiba, a esperança nunca morre quando esta viva dentro do homem a certeza e a vontade de vencer. Se um dia conseguir superar este trauma, quem sabe poderei apresentar ao senhor o nosso Brasil, nossa terra, nossa gente. De um lado, a pujança do Brasil. Mas, do outro, crianças sendo assassinados a golpes de estilete na periferia, assaltos a mão armada sendo executados em série nos bairros ricos, corruptos notórios e comprovados mantendo-se no governo. Onde estão os projetos? Onde estão as políticas públicas de educação e segurança? Desculpem o desabafo, mas, hoje amanheci um cidadão envergonhado, um brasileiro humilhado. Um homem que correu o risco de não ver os filhos crescerem. Mas tudo passou, vencemos quem tentou nos vencer. Mas podemos dizer somos filhos deste Brasil porque amamos e lutamos pela verdade.
Antonio Freitas Neto.
Publicada a matéria no Jornal Ponto Final –www.jornalpontofinal.com.br
e-mail: freitas27@hotmail.comPostagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
EMOCIONANTE! PARABÉNS
CINTIA RODRIGUES disse...
07 outubro, 2010
E agora, Zé?
Qual será o destino dos brasileiros comuns como nós?
Será que vai haver alguma mudança pra melhor após o segundo turno das eleições?
Agora é votar, torcer e rezar.
Que o Senhor ou Senhora possa ter a competência necessária para dirigir o Brasil, nossa (para poucos) Pátria Amada.
Anônimo disse...
07 outubro, 2010
Não é politico que muda o Brasil. Somos nós, pessoas comuns. Em nossos atos do dia a dia. Em nossa conduta na sociedade e em nossas casas. É ensinando o melhor caminho a nossos filhos. É sendo bons patrões, bons professores, bons profissionais. Não importa quem irá entrar. É o sistema que tem que mudar.É o capitalismo selvagem que tem que encontrar um freio.
Ana Marta disse...
07 outubro, 2010
Cenário político no Brasil = piada de mau gosto.
Anônimo disse...
07 outubro, 2010
Em parte concordo com o comentário da Ana. A boa conduta social, familiar e profissional são sinalizadores de mudanças positivas. Mas não somos nós, cidadãos comuns e sim os políticos, quer sejam executivos e legislativos, que decidem sobre reforma fiscal, judiciária, educacional, previdenciária, ambiental, da saúde, enfim, sobre todos os assuntos que atingem diretamente a população.
Para tanto, temos o poder do voto. Exercer este poder com consciência cívica é o grande trunfo.
Claudia disse...
07 outubro, 2010
Tá bonito o debate aqui. Quem sabe os presidenciáveis pudessem absorver um pouco dessa consciência.
Martins disse...
07 outubro, 2010
Realmente o debate começou em alto nível. São opiniões desta natureza que devem ser expressas mas não apenas em período eleitoral e sim no dia a dia.
Anônimo disse...
08 outubro, 2010
Falou e disse o Anonimo aí de cima. Pena que si vemos baixaria. Pena mesmo. O BRASIL merece mais... Mas cabe a nós separar o joio do trigo.
Daiane do Carmo disse...
08 outubro, 2010
Ah Daiane, separar o joio do trigo é meio difícil quando joio e trigo são a mesma coisa né.
Anônimo disse...
08 outubro, 2010
Brasil, aprenda a cuidar de si mesmo, antes que a China ou os EUA cuidem....
Anônimo disse...
08 outubro, 2010
To sentindo o clima meio VERDE aqui heim...
Anônimo disse...
08 outubro, 2010
"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."
( John Kenneth Galbraith )
Fa13ricio de J. L disse...
09 outubro, 2010
O MAIS IMPORTANTE MESMO EM RELAÇÃO A TUDO ISSO É PESQUISAR... IR A FUNDO SOBRE A VIDA E OBRA DE QUEM ESTAMOS COLOCANDO NO PODER.
TEREZA disse...
10 outubro, 2010
Ainda naun sei em quem vou votar. parecem todos iguais. ta dificil
Perseus disse...
10 outubro, 2010
Brasil, mostra sua cara.
Quero ver quem paga,pra gente ficar assim?
LGB disse...
12 outubro, 2010
Gente,... não tá dando pra ver e ouvir todos os dias o que acontece no Congresso... aquilo é um Teatro, nós somos os palhaços.... É impressionante a cara de pau desse povo ! Cada vez que um abre a boca detona o outro e assim por diante, como numa fila de dominós... ESTAMOS PERDIDOS GENTE ! Tô decepcionado ...contrariado.... triste mesmo ! Tenho vergonha de ser Brasileiro !
Mário Luiz disse...
12 outubro, 2010
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons".
Martin Luther King
Clara disse...
24 outubro, 2010
Ser honesto parece que virou sinônimo de ser bobo.
Mas prefiro 1000 vezes "ser bobo" do que "esperto demais".
Guilherme Santos disse...
03 novembro, 2010
Ih Zé, será q adianta?
Anônimo disse...
06 novembro, 2010
Quer saber, to ficando cansada de ser honesta e não ver resultado. Mas mesmo assim, não consigo ser diferente. Acho que sou uma BOBA com letra maiúscula mesmo.
Jordana disse...
03 janeiro, 2011