Blogger Template by Blogcrowds.


Desabafo do Zé

A Casa da Cultura tem recebido e-mails muito interessantes contendo notícias, fotos e textos. Repassamos agora esta matéria que julgamos alusiva ao momento político.



A Barralongacultura
barralonga@gmail.com
Todas as matérias que encaminho estão publicadas no "jornalpontofinal.com.br", na página opinião, aliás sempre tentei deixar nas páginas marcas de um filho de Barra Longa.
Antonio Freitas Neto

DESABAFO DO ZÉ



Eu? Quero me apresentar, nascí numa comunidade donde desde cedo, posso lembrar ainda de ouvir os gritos, lá vem ele, e muitos perguntavam, quem? Diziam, é o Zé. Como bom brasileiro, minha educação, desta nada podem falar. Veio através das escolas públicas, dada pelos governos, que pagam mal os professores, não equipam as escolas e não dão a mínima para as condições da educação pública no Brasil. Posso dizer sou um brasileiro que vivo de bicos porque o mercado de trabalho é monopolizado por aqueles da classe média que conseguiram e puderam pagar os colégios particulares, ou por alguns privilegiados que vivem através das indicações, beneficias da politicagem. As indicações para os privilegiados valem mais que muitos títulos de formação. Sou ainda o primeiro a entrar na fila da revista em qualquer blitz da polícia, me sustento com a farofa, prato que posso chamar de especial. Fico tocado quando vejo gente bonita e sarada, como o senhor, entrar em passeatas contra a violência, mas é na minha periferia que a violência canta e dança sem que ninguém se importe. O senhor fala em mais segurança mas se esquece de que sem propostas sérias de educação, emprego e renda para minha gente, a tendência é que o abismo que separa o senhor da realidade do Brasil aumenta a cada dia. Por enquanto, gente da sua gente só sabe em falar de mais leis, que sempre punem os mais pobres, mas que sempre vão livrar a cara de muitos de sua gente que é responsável pela realidade do seu, do meu e do nosso Brasil. Eu? Sou o Zé, não sou ouvido, não sou visto apenas contado nas épocas das eleições e no censo. Não consigo ter o espaço que o senhor tem para seu desabafo. Agora, não tenho mais susto, acostumei com o esquecimento, com as omissões, com os descasos, deixei de ser criança, vivi a juventude, mas ainda sou o Zé, lembrado agora somente de quatro em quatro anos quando o senhor depende de um voto. Mas saiba, a esperança nunca morre quando esta viva dentro do homem a certeza e a vontade de vencer. Se um dia conseguir superar este trauma, quem sabe poderei apresentar ao senhor o nosso Brasil, nossa terra, nossa gente. De um lado, a pujança do Brasil. Mas, do outro, crianças sendo assassinados a golpes de estilete na periferia, assaltos a mão armada sendo executados em série nos bairros ricos, corruptos notórios e comprovados mantendo-se no governo. Onde estão os projetos? Onde estão as políticas públicas de educação e segurança? Desculpem o desabafo, mas, hoje amanheci um cidadão envergonhado, um brasileiro humilhado. Um homem que correu o risco de não ver os filhos crescerem. Mas tudo passou, vencemos quem tentou nos vencer. Mas podemos dizer somos filhos deste Brasil porque amamos e lutamos pela verdade.


Antonio Freitas Neto.

Publicada a matéria no Jornal Ponto Final –www.jornalpontofinal.com.br

e-mail: freitas27@hotmail.com

20 comentários:

EMOCIONANTE! PARABÉNS

07 outubro, 2010  

E agora, Zé?
Qual será o destino dos brasileiros comuns como nós?
Será que vai haver alguma mudança pra melhor após o segundo turno das eleições?
Agora é votar, torcer e rezar.
Que o Senhor ou Senhora possa ter a competência necessária para dirigir o Brasil, nossa (para poucos) Pátria Amada.

07 outubro, 2010  

Não é politico que muda o Brasil. Somos nós, pessoas comuns. Em nossos atos do dia a dia. Em nossa conduta na sociedade e em nossas casas. É ensinando o melhor caminho a nossos filhos. É sendo bons patrões, bons professores, bons profissionais. Não importa quem irá entrar. É o sistema que tem que mudar.É o capitalismo selvagem que tem que encontrar um freio.

07 outubro, 2010  

Cenário político no Brasil = piada de mau gosto.

07 outubro, 2010  

Em parte concordo com o comentário da Ana. A boa conduta social, familiar e profissional são sinalizadores de mudanças positivas. Mas não somos nós, cidadãos comuns e sim os políticos, quer sejam executivos e legislativos, que decidem sobre reforma fiscal, judiciária, educacional, previdenciária, ambiental, da saúde, enfim, sobre todos os assuntos que atingem diretamente a população.
Para tanto, temos o poder do voto. Exercer este poder com consciência cívica é o grande trunfo.

07 outubro, 2010  

Tá bonito o debate aqui. Quem sabe os presidenciáveis pudessem absorver um pouco dessa consciência.

07 outubro, 2010  

Realmente o debate começou em alto nível. São opiniões desta natureza que devem ser expressas mas não apenas em período eleitoral e sim no dia a dia.

08 outubro, 2010  

Falou e disse o Anonimo aí de cima. Pena que si vemos baixaria. Pena mesmo. O BRASIL merece mais... Mas cabe a nós separar o joio do trigo.

08 outubro, 2010  

Ah Daiane, separar o joio do trigo é meio difícil quando joio e trigo são a mesma coisa né.

08 outubro, 2010  

Brasil, aprenda a cuidar de si mesmo, antes que a China ou os EUA cuidem....

08 outubro, 2010  

To sentindo o clima meio VERDE aqui heim...

08 outubro, 2010  

"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."
( John Kenneth Galbraith )

09 outubro, 2010  

O MAIS IMPORTANTE MESMO EM RELAÇÃO A TUDO ISSO É PESQUISAR... IR A FUNDO SOBRE A VIDA E OBRA DE QUEM ESTAMOS COLOCANDO NO PODER.

10 outubro, 2010  

Ainda naun sei em quem vou votar. parecem todos iguais. ta dificil

10 outubro, 2010  

Brasil, mostra sua cara.
Quero ver quem paga,pra gente ficar assim?

12 outubro, 2010  

Gente,... não tá dando pra ver e ouvir todos os dias o que acontece no Congresso... aquilo é um Teatro, nós somos os palhaços.... É impressionante a cara de pau desse povo ! Cada vez que um abre a boca detona o outro e assim por diante, como numa fila de dominós... ESTAMOS PERDIDOS GENTE ! Tô decepcionado ...contrariado.... triste mesmo ! Tenho vergonha de ser Brasileiro !

12 outubro, 2010  

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons".

Martin Luther King

24 outubro, 2010  

Ser honesto parece que virou sinônimo de ser bobo.

Mas prefiro 1000 vezes "ser bobo" do que "esperto demais".

03 novembro, 2010  

Ih Zé, será q adianta?

06 novembro, 2010  

Quer saber, to ficando cansada de ser honesta e não ver resultado. Mas mesmo assim, não consigo ser diferente. Acho que sou uma BOBA com letra maiúscula mesmo.

03 janeiro, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial