Blogger Template by Blogcrowds.


A Polidez

http://www.portalangels.com


"A sociedade moderna e principalmente pessoas mais jovens parecem ter perdido a noção da importância dos símbolos, dos rituais, da forma como as coisas devem ser feitas. Focadas apenas no conteúdo, as pessoas embrutecem a vida, empobrecem as relações sociais se tornam menos humanas.

Esses pequenos símbolos, breves rituais, fazem a vida mais agradável. Gestos de gentileza e cortesia elevam o ser humano ao seu verdadeiro patamar.


É importante lembrar aos jovens e às pessoas que se dizem modernas que enviar flores de agradecimento a alguém não caiu de moda. Mandar um bilhete de agradecimento também não caiu. Dizer “com licença” ao atravessar a frente de alguém continua na moda. Dizer “por favor”, também. E “obrigado” nunca deixou de fazer parte do rol de palavras que identificam uma pessoa civilizada.


Vejo em supermercados, lojas, cinemas e mesmo em empresas, pessoas que mais se parecem com animais irracionais, embrutecidos pela ausência da inteligência social que caracteriza e distingue o ser humano das outras espécies.


A ausência de polidez, de educação, de um mínimo de respeito, está tornando os ambientes insuportáveis, e da falta de educação para a violência é um pulo.


Essa ausência de polidez se mostra na forma de falar, rude, grossa. Na forma de vestir, na forma de se comportar em ambientes públicos, na ausência de respeito e consideração às pessoas simples. Quantas vezes você já viu alguém tratando mal um garçom ou recepcionista?


Vejo pessoa com medo de ir a lugares públicos por saber da falta de civilidade que encontrará. E não pense o leitor, tratar-se de pessoas aristocratas ou burguesas. São senhoras e homens de mais idade, vítimas da falta de educação que beira a violência.


Veja como, no seu trabalho, na sua casa, no seu dia-a-dia, você pode fazer pequenos gestos de gentileza, cortesia, educação. Pense em como seria bom se você mesmo valorizasse mais a polidez.


A polidez não é uma coisa supérflua e antiga.


A ausência de polidez está transformando a sociedade em um lugar menos humano. Pense nisso. Sucesso!"

Luiz Marins
Antropólogo e conselheiro de empresas



27 comentários:

A Falsa Polidez

As ofensas, que na verdade consistem sempre na exteriorização da falta de consideração, colocar-nos-iam bem menos fora de nós mesmos se, por um lado, não nutríssimos uma representação tão exagerada do nosso elevado valor e da nossa dignidade - portanto, um orgulho desmesurado - e, por outro, se estivéssemos bastante cientes daquilo que, via de regra, no fundo do coração, cada um crê e pensa dos outros.
Que contraste flagrante entre a susceptibilidade da maioria das pessoas à mais ténue alusão de censura a seu respeito, e aquilo que ouviriam de si, caso surpreendessem as conversas dos seus conhecidos! Deveríamos, antes, ter em mente que a polidez habitual é apenas uma máscara burlesca; desse modo, não gritaríamos tão alto todas as vezes que esta fosse deslocada ou retirada por um breve instante. Todavia, quando se torna de facto rude, é como se tivesse despido todas as suas roupas e se postasse de nós in puris naturalibus (nu em pêlo). Decerto, assim o fazendo, desempenha uma figura bastante feia, como a maioria dos homens nesse estado.

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

14 outubro, 2010  

Pois eu prefiro mil vezes um grosso autêntico a um gentil embusteiro.

Prefiro um mal educado sincero do que toda polidez hipócrita.


Amado para cá, amado para lá.... Mas por trás é sempre a mesma velhacaria cristã.

14 outubro, 2010  

À primeira vista, eu diria que o termo "polidez" é uma tradução culturalmente descontextualizada do termo "polite" do inglês para o protuguês brasileiro. Ás vezes a gente fala algo como, você não tem sido muito polido ultimamente. Neste caso, o termo polido fica como sinônimo de educado, o que, me parece não é caso do português padrão, vamos dizer assim. Parece mesmo uma tradução "meio torta", direta, ao pé da letra.

14 outubro, 2010  

Acredito na verdade e na polidez, sinceridade não é desculpa para grosseria...

Uma dose genorosa de sensibilidade é o melhor conselheiro sempre; Sendo sensível às situações e suas peculiriaridades é mais fácil agir com bom senso.

Agindo assim, acho que a franqueza pode até ser considerada "anti-social", mas, não agressiva.

14 outubro, 2010  

Fineza é sinônimo de polidez, antônimo de grossura
Gente fina, pode ser simples ou sofisticada, porém nunca vulgar! a fineza está nos gestos de civilidade, na boa educação e gentileza . Sò que nos dias atuais as pessoas andam demasiadamente agressivas, estressadas, por isso está cada vez mais difícil de ver gente fina por aí. Existem muitos porém se perdem entre tantos mal educados.Nestes casos, às vezes de enfrentar uma pessoa grossa e ironica, pode -se até sair do salto alto e dizer uma respósta à altura que alguém merece ouvir, pois ninguém é de ferro.Portanto, vamos torcer para que isto não aconteça e que consigamos manter o equilíbrio emocional mesmo diante de situações desagradávéis, afinal, nem todos tiveram o privilégio de receber uma boa educação!

14 outubro, 2010  

Polidez: para quê?

Os bons modos, as boas maneiras, a gentileza, a cortesia, a etiqueta, o respeito, a consideração, a fineza, o trato social, a amabilidade, enfim, a polidez – a pequena virtude – sinaliza a boa educação do sujeito. Sua falta não costuma ser denunciada diretamente ao ‘mal educado’, embora as pessoas tendem a comentar com terceiros e não raro ‘dar o troco’ noutra oportunidade.

A polidez é como um seixo (pedra polida de um rio): somente a educação e o tempo podem lapidar o sujeito nos seus atos e palavras. Como dizia o verso do poeta indiano Tagore: "Não é o martelo que torna os seixos perfeitos; é a água com sua dança, sua paciência e o tempo..."

Comparada com outras virtudes – a justiça, coragem, moderação – a polidez é considerada uma ‘virtude menor’, porém, é necessária para a boa convivência humana. Ela é a primeira virtude, e talvez a origem de todas elas. É verdade que é a mais pobre, a mais superficial, a mais discutível, mas, ela parece ser a porta de entrada para se aprender as outras virtudes, observa o filosofo francês André Comte-Sponville no seu livro Pequeno tratado das grandes virtudes (Ed. Martins Fontes, 1995).

Essa coisa de falar a "verdade" custe o que custar, para mim, é um tanto quanto perigoso, já que verdade cada um tem a sua. Evidente que um bom diálogo, um debate, onde cada um expõe seus pontos de vistas e idéias, de forma polida, é o ideal, já que assim ambos estarão aprendendo. Mas quando a coisa desanda para o lado das "verdades", a coisa complica pois nenhum dos dois vai querer abrir mão da sua "verdade" em prol da "verdade" do outro, nem que para isso ele tenha que enfiar goela abixo do outro aquilo que ele julga deter como A Verdade.

+PAZ !

14 outubro, 2010  

Senhas

Composição: Adriana Calcanhoto

Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até rigores
Eu não tenho pena dos traídos
Eu hospedo infratores e banidos
Eu respeito conveniências
Eu não ligo pra conchavos
Eu suporto aparências
Eu não gosto de maus tratos

Mas o que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu aguento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os estetas
Eu não julgo competência
Eu não ligo pra etiqueta
Eu aplaudo rebeldias
Eu respeito tiranias
E compreendo piedades
Eu não condeno mentiras
Eu não condeno vaidades

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Não, não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem

Eu gosto dos que têm fome
E morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem

ESSA MÚSICA É LINDA!

QUEM TIVER OPORTUNIDADE DE OUVI-LA VÃO FICAR MARAVILHADOS.


TÃNIA

14 outubro, 2010  

Não me esforço por ser polido. Sabem disso, as vezes o faço para que depois nao me encham o saco. Entretanto também não exijo muita polidez, é o ideal.
E não falo de ironias e sarcasmos não, que tambem tem, eu falo de palavroes e outras coisas. Acho que tem horas que fica muito cheio de frescuragem a conversa. Não estou falando de ficar chamando os outros de 'viado' e mandando 'tomar no cu', falo de virar pra alguem e falar que ele está sendo tolo, ou fazendo papel de idiota, ou até mesmo como falei com os meninos - sim! meninos - do topico de reclamações que estavam sendo infantis.

A tentativa de fazer o outro crer que estamos certos e basicamente evolutiva. As pessoas sempre tentam passar adiante o que acreditam ser uma boa coisa, e essa coisa, por ter tido força pra ser passada adiante continua assim até que alguem conteste. nesse momento a ideia tem apenas mais uma prova para passar e continuar seguindo, é o momento de mostrar sua força.

14 outubro, 2010  

"Aqui no Brasil polidez é mal vista, claro, nas rodas de sambas rodeadas de bitucas de cigarro no chão, copos e garrafas de cervejas quebradas, bandeirolas entre os postes e a feijoada enmosquitada e cheia de gordura. Polidez é mal vista por homens suados barrigudos com camisa com os dois botões de baixo desabotoados para poder "ventilar a pança"."


O interessante é que os "gringos" europeus , adoram essas rodas de samba , o requebrado das mulatas , feijoada e caipirinha...

14 outubro, 2010  

Falsidade é uma bosta
Aqui no meu trabalho tem uma. A mulhé se faz de educada na maior falsidade mas um olhar atento percebe rápido a forma grossa como ela se expressa e trata os outros. Acho até que é melhor a pessoa ser grossa do que ser educada falsa, daquelas que cê nunca sabe o que tá pensando ou querendo por trás de palavras dóceis. Falsidade é a pior coisa do mundo.

14 outubro, 2010  

Conheço uma cidade onde muitas pessoas fingem ser educadas por causa da grana, o alto grau de escolaridade e status no emprego, mas não sabem dizer sequer um "Bom dia", não têm prazer em "infomar que horas são" e ignoram até mesmo sua capacidade cognitiva para jogar "lixo no lixo"!!! Ô Povo porco! Vivem o lema: Vocês sabem com quem estão falando(isso é coisa de gente educada?). Claro que toda regra tem sua exceção... se não eu não estaria escrevendo aqui, pois teria morrido em depressão (ninguém vive só né?...rs. O homem não é uma ilha.

14 outubro, 2010  

"Bom Dia" todo dia?

A chefe da minha namorada não dá "Bom Dia". Diz ela, justificando-se: "Se eu tiver que dar Bom Dia pra todos que trabalham aqui não vou fazer outra coisa!".

Pode?

14 outubro, 2010  

PERCO A POLIDEZ QUANDO EU ME DEPARO C/QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO.
AI EU NÃO RESPONDO POR MIM,NESSA HORA MINHA EDUCÇÃO
VAI P/ESPASSO.POIS ACEITO TUDO ,MENOS GENTE PRECONCEITUOSA.

Fatima Mell

14 outubro, 2010  

Somos seres educados,mas somos seres humanos..rss
Também temos nossos momentos de "saco cheio".

14 outubro, 2010  

visitas que avisam mas não vem.
.
tem uma situaçao que quase perco a educacao:

Vc pára o seu dia pra receber o indivíduo que avisa que vem naquela tarde, deixa e fazer trocentas coisas e o mala sem alça não aparece no dia certo, vindo dois ou três dias depois, com um sorriso mal lavado na cara bolachuda e ainda diz "eu tava ocupado". Na boa? Eu digo que também estou ocupada e que o esperava dias atrás, e que estou de saída.

PQP! Eu também sou humana e tenho limites!!!!!!!!

14 outubro, 2010  

"Não sei... Se a vida é curta ou longa demais pra nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso, não é coisa de outro mundo. É o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela
Não seja nem curta, nem longa demais." (Cora Coralina)

14 outubro, 2010  

Eu odeio quando alguém, querendo ser polido, fica postergando a resposta a algum pedido meu.
Prefiro ouvir um não imediato à um talvez. pode ser, quem sabe...


Caio

14 outubro, 2010  

É sensato ser polido; por conseguinte, é idiotice ser rude. Criar inimigos com a falta desnecessária e propositada de civilidade é insensatez tão grande como pegar fogo à própria casa. Porque a polidez é uma ficha de jogo - uma moeda reconhecidamente falsa, e com a qual é tolice agir com avareza.
O homem de bom senso será generoso ao usá-la...
A cera, substância naturalmente dura e quebradiça, pode tornar-se macia aplicando-se um pouco de calor, adquirindo a forma que mais agradar.
Da mesma maneira, sendo polido e gentil, pode tornar as pessoas dóceis e servis, mesmo que tendam a ser rabugentas e maledicentes. Portanto, a polidez é para a natureza humana o que calor é para a cera.

Arthur Schopenhauer ( 1788-1860)

14 outubro, 2010  

Não tenho o hábito de falar palavrões, consequentemente não gosto de ouvir. Tem coisa mais nojenta do que ver alguém escarrando na rua, cuspindo no chão? E arrotar bem alto? Fico indignada. Tem gente que não liga pra isso, mas que é nojento, isto é. O pior é que quem tem estes hábitos os praticam com a maior naturalidade... Gente polida não age assim.

14 outubro, 2010  

“Dizem os budistas que as palavras amáveis são como a brisa na primavera. E todos nós, sem exceção, sabemos o que significa isso. De quantas maneiras podemos nos utilizar quando nos dirigimos às outras pessoas? Estou falando da polidez. Como é agradável se relacionar com uma pessoa polida e como é importante desenvolvermos essa qualidade. A polidez requer paciência, cuidado, sensibilidade, educação, respeito. Certamente você já se relacionou com alguém que não possui essa qualidade. Chega a ser grosseira e agressiva a maneira que nos chega uma pessoa sem polidez. Algumas pessoas são tão desprovidas de polidez, que muitas vezes se esquecem de que um "POR FAVOR", um MUITO OBRIGADO” ou um "DESCULPA-ME" podem transformar todo movimento vibratório em torno de si.”

14 outubro, 2010  

Os budistas estão certos. É muito comum sentirmos energia negativa, que às vezes chamamos de “clima pesado”, num ambiente onde as pessoas não se respeitam e “despejam” tudo que vem na cabeça sem se importarem com as consequências.
Um “bom dia” pode certamente determinar o seu dia e o dia da pessoa que você cumprimentou.
As quatro expressões mágicas: com licença, por favor, obrigada e desculpe-me são realmente mágicas porque produzem um enorme bem-estar a quem ouve e consequentemente a quem diz.
Comportamentos de gentileza, educação e cortesia, que são básicos nos relacionamentos, devem ser expressados com naturalidade fazendo parte dos diálogos do dia a dia.

14 outubro, 2010  

Quando as pessoas eram grossas comigo, antes eu chorava ehehehe..
Mas de um tempo pra cá desenvolvi um mecanismo onde, todas as vezes que me irrito muito com alguém, falo baixo e o mais compassado possível, pensando em cada palavra pra não cometer exageros... isso tem funcionado há alguns anos...
Noutra eu perguntei: Que parte do FALA BAIXO VOCÊ AINDA NÃO ENTENDEU?...

14 outubro, 2010  

A polidez pode ser classificada em Comportamental (pessoal, individual) que são boas maneiras que devem fazer parte da vida da pessoa, incluindo até regras de etiquetas, e Social (que diz respeito aos relacionamentos) que são as formas adequadas para se relacionar com os outros.

15 outubro, 2010  

A pessoa que não é, mas que pretende ser polida, deve se esforçar e esta é uma atitude louvável. Mas a pessoa que se esforça para deixar a falsa impressão que é polida.... é insuportável.

15 outubro, 2010  

Não se pode confundir educação e polidez, com abaixar-se para tudo e para todos. São cosias diferentes. Porém pode-se ser educado e gentil, sem perder a sinceridade e brio.

15 outubro, 2010  

Eu aprendi que para sermos pessoas polidas não necessitamos mais que treino. Em contrapartida, para sermos pessoas educadas é preciso muito mais – é imprescindível que tenhamos uma boa essência, uma boa disposição para sermos agradáveis e úteis ao outro. É sabermos ser discretos e amáveis, em todas as ocasiões.

15 outubro, 2010  

Gente sem educação é o ó!

15 outubro, 2010  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial