Blogger Template by Blogcrowds.


Dia Mundial da Água - 22 de março

Para comentar clique na palavra "comentários" acima ou em "Postar um comentário" logo abaixo do último comentário publicado, se abrir diretamente nesta postagem.



Abrir uma torneira e ter água saindo dela, para nós que temos este privilégio, é uma ação que nem percebemos. “Mecanicamente” abrimos uma torneira para lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça, enfim, para inúmeras atividades. Somente percebemos a falta que a água pode fazer quando, por algum problema, abrimos a torneira e a água não sai.
Inúmeras pessoas no mundo sonham em abrir uma torneira e ter a água saindo dela. Parece um sonho banal, mas tem uma razão essencial: A água é vital.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm


Alguma atitude você também pode e deve tomar para contribuir com a preservação a água. Envie dicas de como economizar água.





9 comentários:

É paradoxal: água dando vida, água ceifando vidas. Água potável X Tsunami

22 março, 2011  

- Tome banho mais rápido;
- Escove os dentes com a torneira fechada, abra-a apenas no final da escovação;
- Enquanto estiver ensaboando a louça mantenha a torneira fechada

22 março, 2011  

Economizando energia você está, automaticamente economizando água. Saiba que ao ligar um chuveiro é como se estivesse ligando: 4 ferros de passar roupas/4 secadores de cabelos/73 lâmpadas incadescentes/
29 aparelhos de som/29 computadores/63 TVs/176 DVDs/293 lâmpadas compactas/10 máquinas de lavar roupas/12 liquidificadores/29 geladeiras/55 ventiladores.
Portanto, diminua o tempo do seu banho!

23 março, 2011  

A radiação por iodo chegou nesta quarta-feira ao dobro do recomendado na capital do Japão, Tóquio, e as autoridades pediram que as crianças não bebam mais a água de torneira. A recomendação causa medo entre os japoneses, após detecção de radiação em leite, vegetais e na água do mar da região próxima à usina nuclear de Fukushima Daiichi...
O governo recomendou assim que as crianças de 23 bairros do centro da capital e outros cinco distritos vizinhos (Musashino, Machida, Tama, Mitaka e Inagi) não consumam água de torneira.
A água ainda é segura para os adultos, para quem o limite de iodo é de 300 becquerel por quilo. Mas o temor já se espalhou e os japoneses estão em uma corrida por água mineral nos supermercados --onde o produto está sendo racionado.

Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/892690-radiacao-aumenta-e-toquio-pede-que-criancas-nao-bebam-agua-de-torneira.shtml

23 março, 2011  

Que bom que vocês abordaram esse assunto tão importante nos dias atuais.
Parabéns pelo blog e pela iniciativa.

28 março, 2011  

Água também é mar
E aqui na praia
também é margem

Já que não é urgente
Aguente e sente
aguarde o temporal
Chuva também
é água do mar lavada

No céu imagem
Há que tirar o sapato
e pisar
Com tato nesse litoral

Gire a torneira,
Perigas ver
Inunda o mundo,
o barco é você

Na distância, há de sonhar
Há de estancar
Gotas tantas não demora
Sede estranha

28 março, 2011  

Agua
H2o

vamo cuidar galera

31 março, 2011  

Todos nós em nossas próprias atitudes devemos lembrar que somos cidadaes globais, nossas atitudes aqui refletem em todo o mundo, tanto no Brasil quanto em outros lugares, trabalhar com a economia de água e o começo de muitas mudanças no mundo no que se diz respeito a sustentabilidade, além de atribuirmos diretamente ações de proteção ao mundo com a economia de água, também economizamos no próprio bolso, então porque não de cada um fazer a sua parte.

03 abril, 2011  

Ameeii estou estudando sobre a água, e este texto me ajudou pra caramba! Vlw!♥

03 abril, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial