Blogger Template by Blogcrowds.


Guarda Mirim de Barra Longa



Para comentar clique na palavra "comentários" acima ou em "Postar um comentário" logo abaixo do último comentário publicado, se abrir diretamente nesta postagem.









“Somos jovens em busca de um ideal Patriótico”

A Guarda Mirim de Barra Longa nasceu após uma conversa informal entre 03(três) pessoas. São elas: O Sargento Luis Carlos Martins de Mello, Sandra de Oliveira, na época Secretária Municipal de Assistência Social e Geraldo de Freitas Pimenta Filho (Birraia), Conselheiro Tutelar em 2006.

Dessa conversa partiu a idéia de formar a Guarda Mirim com o objetivo de sensibilizar os adolescentes e seus familiares da importância da integração social na participação ativa das atividades por meio do qual estão inseridos.

A Guarda Mirim iniciou suas atividades no dia 06 de novembro de 2006. A primeira turma foi formada com 28 integrantes sendo o primeiro comandante o Soldado Fernando Luis Vieira Alckmin.

A idéia era trabalhar com adolescentes do Bairro Volta da Capela e o foco principal era acabar com a discriminação e contribuir para uma boa formação intelectual, moral, cívica e física desses jovens, respeitando as tendências vocacionais e estimulando para que cada um desenvolvesse suas habilidades.

A Guarda Mirim de Barra Longa participa efetivamente de campanhas diversas, datas comemorativas, blitz educativas, apoio a entidades religiosas além de alguns fazerem parte do coral da Igreja e da banda de música do município. Fazem apresentações no município e em região mostrando valores como: civismo, amor à pátria e respeito ao próximo. São orientados sobre temas diversos tais como: Educação Física; Educação Moral e Cívica; Noções de primeiros socorros, Higiene pessoal, Noções de música e canto, Ordem unida, Noções gerais de direito, Noções de legislação de trânsito, Noções de ecologia e preservação do meio ambiente.

São grandes os resultados com este projeto retirando estes jovens da ociosidade, distanciando-os do mundo das drogas e da criminalidade. Assim, obtêm-se como resultado, melhor desempenho nas atividades escolares, melhor qualidade de vida, mais saúde, equilíbrio psicológico e motor, eliminação do stress provocado pelo medo de serem expostos aos perigos diversos, recuperação da autoconfiança, maior envolvimento com a comunidade, valorização dos conceitos de cidadania através de ações participativas. Hoje a Guarda Mirim é composta por 64(sessenta e quatro) integrantes em atividade.

A Guarda Mirim funciona em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal e conta com a colaboração de alguns pais, voluntários e do Destacamento da Polícia Militar do município.

Em 28 de outubro de 2010 a Guarda Mirim firmou o Acordo de Patrocínio Social com a Samarco Mineração S.A para execução do projeto “Estruturação e Sistematização da Guarda Mirim de Barra Longa” por ocasião do Processo Seletivo do Edital Samarco 2010.

Este projeto ao ser contemplado trouxe novas perspectivas de trabalho e ações junto aos integrantes da Guarda Mirim. Com ele, foi possível estruturar, sistematizar e modernizar as ações já existentes e programar outras. Estuda-se a possibilidade da criação da Guarda Mirim na zona rural, tudo isso, deve-se ao fato da Samarco Mineração S.A disponibilizar patrocínios sociais que são relevantes para a transformação da vida das pessoas que, muitas vezes, são pouco privilegiadas no meio em que vivem e são fundamentais com seus valores, talentos, habilidades e vocações.

Desse modo, em nome de todos os Guardas Mirins, Diretoria, pais e demais pessoas envolvidas no projeto gostaríamos de agradecer a Samarco Mineração S.A pela ajuda que nos foi concedida e com certeza será um marco na nossa história não só para a Guarda Mirim, mas para todos os cidadãos barralonguenses.

Sandra de Oliveira

Presidente da Guarda Mirim


Blog: http://guardamirimbarralonga.blogspot.com

E-mail:
gmblonga@gmail.com
sandra.2604@gmail.com

Telefone
: (31)84457200








8 comentários:

SANDRA, O LINK DO BLOG NAO TA FUNCIONANDO

31 março, 2011  

blog nao funciona

31 março, 2011  

Olá! Acho que agora o link está certo. Verifiquem. Abraços.

31 março, 2011  

blz

31 março, 2011  

Parabéns a estes barralonguenses que tiveram a iniciativa de começar este trabalho tão bacana. Parabéns a Sandra pela persistência. A Guarda Mirim não pode acabar. Sou fã destes jovens. Que bom que a SAMARCO selecionou o projeto. Boa Sorte! Contem comigo.

02 abril, 2011  

Parabéns pela iniciativa e ajuda a esses jovens.

02 abril, 2011  

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

03 abril, 2011  

Acredito que na educação das crianças para a reciclagem e para o trânsito é que fará mudar o deplorável estado em que se encontra este país..... tantos mortos nas estradas: uma verdadeira guerra civil!!!

03 abril, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial